Escola Bauhaus e urbanismo serão discutidos em seminário no Auditório da Reitoria

Imagem: Prédio da Escola BauhausA Casa de Cultura Alemã, o Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design, e o Instituto Cultura e Arte da UFC realizam, segunda-feira (7), o seminário "Bauhaus, a vigência do moderno". O evento acontece das 8h30min às 18h, no Auditório da Reitoria, no Campus Benfica.

No seminário, será discutida a situação urbana das grandes cidades brasileiras através de elementos do pensamento dos integrantes da Bauhaus, a vanguardista escola alemã de design e arquitetura fundada por Walter Gropius em 1919 e extinta pelo governo germânico em 1933. A entrada é gratuita, mas é preciso realizar inscrição prévia através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Entre os temas discutidos nas mesas, estão: "Arquitetura e urbanismo da modernidade clássica", "Os últimos 50 anos da arquitetura cearense e a contribuição do Modernismo" e "Arquitetura moderna em Fortaleza". Participam os professores Sophie Wolfrum (TU-München, Alemanha), Luiz Recamán (USP, São Paulo), Martin Gegner (DAAD-USP, São Paulo), além de professores do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC: Clovis Ramiro Jucá Neto, Romeu Duarte Junior, Ricardo Paiva, Margarida Andrade e Beatriz Diógenes.

O Seminário "Bauhaus – A vigência do moderno" integra a exposição bauhaus.filme, que apresenta vários filmes sobre a escola no Espaço Multiuso no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura até o dia 20 de abril. A exposição e o seminário contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, do DWIH São Paulo, do Ano da Alemanha no Brasil e do Instituto Goethe.

Confira a programação completa do seminário.

Leia mais: Escola de arquitetura e design alemã Bauhaus ganha mostra até o dia 20 de abril

Fonte: Ute Hermanns, professora visitante leitora do DAAD/UFC e Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã – fone: 85 3214 4032