Ernest & Young fará levantamento de patrimônio da Universidade

A empresa de consultoria Ernest & Young (atualmente chamada de EY) inicia, nas próximas semanas, um trabalho de consultoria em gestão patrimonial para a UFC. Nesta primeira fase, o trabalho consiste no inventário físico dos bens móveis e imóveis, reavaliação deste patrimônio, revisão dos fluxos operacionais de gestão dos bens e revisão do manual, sob o foco de boas práticas de gestão. A Pró-Reitora de Administração, Denise Corrêa, já apresentou a metodologia de trabalho aos diretores de unidades acadêmicas.

A EY é a segunda maior empresa da área no Brasil e uma das mais conceituadas do mundo. O trabalho que ela desenvolverá na Universidade está orçado em R$ 2,23 milhões e faz parte das mudanças no processo de gestão que estão sendo implantadas na UFC.

A primeira reunião, que inclui o planejamento das atividades, já foi realizada. A expectativa é ter o processo concluído em sete meses. "Temos grande expectativa com relação a este trabalho. Podemos dizer que fomos pioneiros (dentre as universidades federais) na seleção de uma empresa deste porte", disse a Pró-Reitora.

"Queremos até 2016 ter profissionalizado toda a gestão e o planejamento da UFC. Essa é uma meta que consideramos prioritária. E um dos passivos mais pesados diz respeito a nosso patrimônio", disse o Vice-Reitor, Prof. Henry Campos.

Durante o levantamento do inventário, a equipe também irá identificar e pôr plaquetas em todos os bens que, porventura, ainda não tenham sido identificados. A EY também registrará bens eventualmente não localizados no setor de origem.

Na reunião com os dirigentes das unidades acadêmicas, ficou definido que cada unidade acadêmica e administrativa indicará servidores para acompanhar e facilitar o trabalho da equipe da EY, a ser realizado in loco. "O importante é que não haja travas nesse processo", disse a Pró-Reitora Denise Corrêa.

Uma das principais preocupações diz respeito aos equipamentos adquiridos por fundações para projetos ainda em andamento. Normalmente, as contas desses projetos somente são prestadas após sua conclusão. A ideia é que as fundações informem à Universidade na medida em que os bens forem sendo adquiridos.

Com isso, o patrimônio deve ser inscrito em uma conta do balanço própria para "bens de terceiro em nosso poder". A Pró-Reitoria de Administração orienta gestores e coordenadores a relacionarem esses bens ao projeto específico que proporcionou sua compra.

Os diretores de unidade alertaram para uma situação razoavelmente comum: quando equipamentos pessoais de professores são utilizados na Universidade. A Pró-Reitora destacou a importância de os donos estarem presentes quando a equipe da EY realizar o inventário, evitando, assim, que os equipamentos particulares sejam incorporados ao patrimônio da Instituição.

Fonte: Pró-Reitoria de Administração – fone: 85 3366 7360