Professores da UFC são empossados na Academia Brasileira de Ciências

Imagem: Doutor em Farmacologia pela UFC, Pedro Soares foi um dos que tomaram posse na ABC (Foto: Divulgação)Os pesquisadores Fabrício Siqueira Benevides, do Departamento de Matemática do Centro de Ciências, e Pedro Marcos Gomes Soares, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina, ambos da UFC, são os novos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Eles foram eleitos para o período 2014-2018. A cerimônia de diplomação ocorreu durante o 2º Encontro Regional de Membros Afiliados, evento realizado nos dias 3 e 4 de abril no auditório da antiga Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA).

O Prof. Fabrício Siqueira Benevides tem mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Matemática pela Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, além de ter sido bolsista de pós-doutorado júnior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No encontro, ele apresentou a pesquisa "Teoria de Ramsey e outros tópicos em combinatória moderna".

Imagem: Fabrício Siqueira Benevides (o primeiro, da esquerda para a direita), do Departamento de Matemática, agora também integra a Academia (Foto: Divulgação)O Prof. Pedro Soares é mestre em Fisiologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutor em Farmacologia pela UFC. Também foi bolsista de pós-doutorado júnior pelo CNPq, agência em que é, atualmente, pesquisador nível 2. Integra o Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB). No evento, apresentou a pesquisa "Mucosite intestinal: aspectos inflamatórios e funcionais".

Na ocasião, após a fala dos membros afiliados, o pesquisador Jailson Bittencourt de Andrade, membro titular da ABC e professor da UFBA, proferiu a palestra intitulada "Pesquisando Kirimurê". Formaram a mesa dirigente: o presidente da entidade, Prof. Jacob Pallis; o Vice-Presidente, Cid Bartolomeu Araújo; a Reitora da UFBA, Profª Dora Leal Rosa; o representante da Vice-Presidente Regional NE&ES, Prof. Jailson Bittencourt de Andrade e o Prof. Roberto Santos da Academia de Ciências da Bahia.

SAIBA MAIS - A Academia Brasileira de Ciências, sediada no Rio de Janeiro, foi fundada em 1916. Congrega os mais eminentes cientistas nas Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais. Possui seis vice-presidências regionais: Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Espírito Santo.

Em novembro do ano passado, a reunião da Regional Nordeste e Espírito Santo ocorreu na UFC. Na ocasião, foram diplomados como membros afiliados cinco pesquisadores da Universidade: Antonio Caminha Muniz Neto, do Departamento de Matemática; Edson Holanda Teixeira, do Departamento de Patologia e Medicina Legal; Celso Shiniti Nagano, do Departamento de Engenharia de Pesca; Odair Pastor Ferreira e Eduardo Bedê Barros, ambos do Departamento de Física.

Fonte: Prof. Pedro Soares, Faculdade de Medicina da UFC - fone: 85 3366 8202