Centro de Tecnologia recebe o Ministro da Integração Nacional e diretor de escola francesa

Na próxima quinta-feira (9), a partir das 16h, o Prof. Jean-François Naviner, relações internacionais da escola francesa de engenharia Télécom Paristech, encontra-se com alunos e professores do Centro de Tecnologia da UFC para apresentar a instituição. O encontro será no auditório do bloco 725, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

A partir do ano que vem, o CT enviará alunos dos cursos de Engenharia de Teleinformática, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Computação para intercâmbio de Duplo Diploma na Télécom Paristech, uma das unidades do Institut Mines-Télécom.

Em 2015, também está prevista a visita de uma comitiva de docentes do CT à escola conveniada, onde irão selecionar alunos franceses para estudar nos cursos de graduação e pós-graduação da UFC.

MINISTRO – Foi adiada para o dia 20 de outubro palestra que o Ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, faria durante o primeiro encontro do Fórum Natureza e Sociedade, previsto, anteriormente, para o 13 de outubro. O evento, no entanto, está confirmado para o dia 20, às 9h30min, no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), com o Ministro falando sobre desenvolvimento regional de recursos hídricos no Nordeste.

Engenheiro civil e mestre em Recursos Hídricos, Teixeira foi secretário adjunto dos Recursos Hídricos e superintendente de Obras Hidráulicas do Estado do Ceará, além de servidor público da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).

O Fórum Natureza e Sociedade é uma iniciativa conjunta de professores do Departamento de Engenharia Hidráulica e dos cursos de Direito e Ciências Econômicas da UFC, e visa promover encontros quinzenais para debater alternativas de desenvolvimento sustentável, como o fortalecimento econômico regional. Segundo o organizador do Fórum, Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, serão analisadas as consequências ambientais do desenvolvimento econômico global, como as mudanças climáticas.

O Fórum Natureza e Sociedade terá a duração de um ano e culminará na realização de um Seminário Internacional em novembro de 2015. Quem comparecer à palestra do Ministro Francisco Teixeira receberá certificado de participação emitido pelo Projeto CASa (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa), programa de formação docente da UFC.

Fontes: Prof. João César Moura, Diretor de Relações Internacionais do CT – fone: 85 3366 9470, ramal 1007 /  Prof. Raimundo Oliveira de Sousa, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental – fone: 85 3366 9771