Missão argentina realiza no Benfica jornada sobre teste de proficiência em língua espanhola

O Departamento de Letras Estrangeiras da UFC recebe, na próxima segunda-feira (13), missão de professores da Universidade Nacional do Pampa e da Universidade Nacional de Comahue, ambas da Argentina. Os docentes realizarão uma jornada de difusão do exame do Certificado de Espanhol Língua e Uso (Certificado de Español Lengua y Uso – CELU). O evento ocorre na sala 5 do bloco didático dos cursos noturnos de Espanhol e Inglês, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

O CELU é um certificado de validade internacional, reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação da Argentina, que indica o nível de competência comunicativa do falante estrangeiro em dois níveis – intermediário e avançado.

Os professores argentinos apresentarão oficinas e palestras para alunos de graduação e professores da área de língua espanhola. As oficinas abordarão temas linguísticos (propostas didáticas para o ensino da fonética e da fonologia do espanhol) e culturais (a Patagônia argentina: elaboração de materiais para a aula de espanhol como língua estrangeira). As exposições serão sobre materiais didáticos de espanhol como língua estrangeira para falantes brasileiros e sobre o CELU.

Segundo os organizadores, o evento interessa a todos os estudantes de graduação e pós-graduação da UFC e de outras instituições de ensino superior que queiram realizar estudos no exterior (mobilidade acadêmica internacional), sobretudo através do programa Ciência sem Fronteiras. Estudantes dos cursos de licenciatura em espanhol, alunos de extensão e professores de espanhol também integram o público-alvo da palestra.

As inscrições para a Jornada acontecem no Departamento de Letras Estrangeiras e podem ser feitas até sexta-feira (10), no horário comercial. O evento é gratuito. Será emitido certificado de participação para as pessoas presentes.

PALESTRA – No mesmo dia (13) e local, às 18h, será realizada palestra sobre o teste CELU, ministrada pelos professores das universidades argentinas. Para essa palestra, também gratuita, não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo telefone 85 3366 7612.

Fonte: Profª Massilia Dias, coordenadora da licenciatura semipresencial em Língua Espanhola – UAB/UFC  – fone: 85 3366 7612