Faculdade de Educação realiza I Sarau Literário com alunos de escolas públicas

Professores e alunos do curso de Pedagogia da UFC realizam nos dias 10, 14 e 16 deste mês o I Sarau Literário em parceria com as escolas municipais Alvorada, Professor Martinz de Aguiar e Santos Dumont. O evento faz parte do encerramento do projeto Alfabetizar Letrando com Ludicidade na Educação Infantil e Ensino Fundamental I: Promovendo uma Aprendizagem Significativa com Ludicidade, realizado desde agosto.

Os autores e gêneros abordados no projeto são: Ruth Rocha (conto), Patativa do Assaré (cordel), Almir Mota (lenda), Pedro Bandeira (poesia), Monteiro Lobato (fábula) e Vinícius de Moraes (música). A biografia, a obra e os personagens marcantes dos autores são estudados de acordo com o nível de aprofundamento textual de cada série.

Nos dias marcados para o sarau, a comunidade escolar é convidada para assistir à apresentação dos resultados dos estudos desenvolvidos pelas crianças desde o início do projeto. No dia 10, o evento ocorrerá das 15h às 17h, na escola Santos Dumont, no bairro Bom Jardim; no dia 14, das 14h às 16h, na escola Alvorada, localizada no bairro Sapiranga; e no dia 16, das 14h às 15h, na escola Professor Martinz de Aguiar, no bairro Ellery.

De acordo com a idealizadora do projeto, Profª Maria José Albuquerque, da Faculdade de Educação (Faced) da UFC, essas ações são importantes para articular teoria e prática e aproximar a Universidade e a escola pública, além de combater o analfabetismo por meio de ações de letramento de crianças pertencentes às camadas sociais desfavorecidas. Mais informações estão no blog do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faced.

Fonte: Profª Maria José Albuquerque, da Faced – fone: 85 8601 1366 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.