José Borzacchiello recebe título de Professor Emérito da UFC nesta terça-feira (28)

Imagem: O Prof. Borzacchiello é um dos mais produtivos geógrafos do País (Foto: Edições Demócrito Rocha)O Pós-Doutor em Geografia Humana e docente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará José Borzacchiello receberá hoje (28), às 19h, título de Professor Emérito da UFC. A homenagem – proposta pela Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone Silveira Sá Borges, e aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) – ocorrerá no Auditório da Reitoria (Avenida da Universidade, 2853, Benfica) e será conduzida pelo Reitor Jesualdo Pereira Farias.

Borzacchiello é um dos mais importantes e produtivos geógrafos do País. Em 1997, recebeu a Medalha Chico Mendes pela Assembleia Legislativa do Ceará. Em 1999, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Fortaleza pela Câmara Municipal.

O pesquisador, com especialidade na área de Geografia Urbana, foi também presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (1986-1988) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia (2003-2005). Além disso, é membro do comitê científico das revistas Terra Livre, Aurora Geography Journal (Portugal), Norba Revista de Geografia (Espanha), Cidades, Confins, Mercator, Geo UERJ, dentre outras.

Borzacchiello foi, ainda, coordenador da Área de Geografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2008 a 2010.

Fonte: Cerimonial da UFC – fone: 85 3366 7313