Pós em Ecologia recebe dupla de pesquisadores da Universidade de Montpellier 2, da França

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPG-ERN) da Universidade Federal do Ceará recebe, a partir desta segunda-feira (3), a visita da dupla de pesquisadores David Laurent Bremond e Marie-Pierre Ledru, da Universidade de Montpellier 2, da França. Os estudiosos ficarão no PPG-ERN durante os meses de novembro e dezembro, como parte de projeto de estudo das áreas degradadas do estado do Ceará.

Com o objetivo de formar recursos humanos nos níveis de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, os pesquisadores ainda realizarão atividades de ensino e palestras. Nesta quarta-feira (5), às 13h, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (sala 1007, bloco 904), o Prof. Bremond ministra a palestra “Long term fire ecology in the savannas: the methods to reconstruct past tree cover and fire disturbance” (A ecologia das queimadas em longo prazo nas savanas: os métodos para reconstruir o passado da cobertura vegetal e o distúrbio pelo fogo). Já a Profª Ledru conduzirá, no período de 1º a 12 de dezembro, a disciplina Paleoecologia como uma Ferramenta para Políticas de Conservação Futura.  As aulas serão no Laboratório de Microscopia, bloco 906 (anexo), Departamento de Biologia (Campus do Pici).

Os professores vêm ao Brasil através de financiamento do programa Ciência sem Fronteiras/CNPq, para o projeto de pesquisa Evolution of Biodiversity Ioss of the Areas in Degradation Processes (A evolução da perda de biodiversidade em áreas em processo de degradação). A equipe de pesquisadores do projeto é composta pelos estudiosos: Francisca Soares de Araújo, coordenadora do projeto; Arlete Aparecida Soares, coordenadora do PPG-ERN (docentes do Departamento de Biologia da UFC);  Lorenzo Roberto Sgoboro Zanette, docente permanente do PPG-ERN; e Marie-Pierre Ledru, David Laurent Bremond, Charly Favier, da  Universidade de Montpellier 2.

Fonte: Profª Francisca Soares de Araújo, Departamento de Biologia da UFC – fone: 85 3366 9805