Seminário mostra avanços em muitos setores da UFC, avalia Reitor

Imagem: Reitor Jesualdo Farias ao lado do Vice-Reitor Henry Campos"Pelo que foi mostrado durante os três dias de trabalho podemos dizer que avançamos na parte administrativa, institucional, na avaliação, em serviços, na graduação, na pós-graduação (mais que duplicou) e na extensão", avaliou o Reitor Jesualdo Farias ao falar no encerramento do Seminário de Avaliação e Acompanhamento de Gestão da Universidade Federal do Ceará, no começo da noite de sexta-feira (31), na Casa de José de Alencar.

O Reitor anunciou que um relatório com tudo o que foi exposto durante o evento será preparado pela Pró-Reitoria de Planejamento e distribuído com os participantes. Antes de tratar dos temas relativos ao Seminário, Jesualdo Farias anunciou e parabenizou os gestores de nove cursos bem avaliados pelo Enade. Foram eles: Farmácia (4), Odontologia (5), Enfermagem (5), Medicina (4), Agronomia (3), Zootecnia (4), Educação Física (4), Medicina (4) e Odontologia (5), os dois últimos do Campus de Sobral. Vale salientar que o maior conceito atribuído pelo Enade é 5.

"Reconhecer as limitações que a Instituição tem é um fator importante para conseguir avançar", disse o Prof. Jesualdo Farias, referindo-se à exposição do diretor da Editora UFC, Prof. Cláudio Guimarães, que admitiu não ter ainda as condições ideais de trabalho, mas que já melhorou muito quando se compara a um passado recente.

"O que foi apresentado aqui é o mais importante", argumentou o Reitor, garantindo que no final de seu mandato, em outubro de 2016, todas as demandas serão atendidas. Encerrou suas palavras dizendo que todos devem ter orgulho do papel da UFC no desenvolvimento do Estado e citou as mudanças que ocorrem nas cidades onde a Universidade se instala, como nos municípios da região do Cariri, em Sobral, Quixadá e já em Russas e Crateús, onde chegou recentemente.

MEMORIAL DO CINEMA – O diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Wolney Oliveira, tem como alvo atingir nos próximos dois anos a criação do Memorial do Cinema Cearense, que apresentou virtualmente ao público do evento. Mostrou também uma das ações da Casa Amarela, o projeto de extensão Cine Coelce, que atende crianças e adolescentes em seu Núcleo de Cinema de Animação, exibindo o filme feito por uma das turmas, denominado O herói iluminado. Citou o cine Benjamin Abraão, de 146 lugares, que é utilizado pelo público interno da UFC em atividades do Cine Freud e Cine Refluxo, bem como nas mostras sociais do Cine Ceará, o festival de cinema promovido pela CAEO. A sala de cinema funciona, também, como auditório.

TRILHA TEMÁTICA – A meta do diretor da Casa de José de Alencar, Frederico de Andrade Pontes, para 2015, é concretizar o projeto da Trilha Temática de José de Alencar que, entre outras atrações, terá esculturas representando as personagens dos romances do escritor cearense. Teríamos, portanto, uma grande atração turística, ressalta Frederico Pontes que até setembro passado contabilizou mais de 20 mil visitas à CJA. O Pic-Nic Literário atrai em cada edição mais de mil pessoas.

SEARA – A apresentação das atividades da Seara da Ciência, que está em novas instalações no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, ficou a cargo do Prof. Ilde Guedes, vice-diretor. Ele ilustrou a fala com muitas fotos, inclusive da Feira de Ciências ali realizada e da visita de estudantes de escolas públicas e privadas que neste ano já contabiliza 23 mil registros. Ressaltou as parcerias feitas com as secretarias de Educação do Estado e do Município.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC fones 3366 7331 e 3366 7332