Centro de Tecnologia realiza seleção de estudantes do Programa Duplo Diploma

O Centro de Tecnologia da UFC realiza nesta quarta-feira (12) o processo seletivo para a formação da primeira turma do Programa Duplo Diploma de Graduação em Engenharia Brasil/França, em que estudantes dos vários cursos de Engenharia da UFC podem estudar em instituições francesas e vice-versa. O programa é uma parceria entre a UFC e o Institut National de Sciences Appliquées (INSA).

O Prof. Jarir Mahfoud, do INSA, está na UFC para acompanhar a seleção. Seis alunos participam do processo. Pelas regras do programa, o estudante que pleiteia a seleção deve estar cursando a partir do 5º período curricular, com Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 8.500, sem nenhuma reprovação. O resultado da seleção está previsto para dezembro.

Após a seleção, os alunos estudam por dois anos na França, devendo cursar ainda três semestres ao voltar à instituição de origem para ter direito aos dois diplomas. O programa garante que, após cumprir todos os requisitos, o aluno da UFC receberá dois diplomas: o da própria UFC e o da instituição francesa, sem ser necessária a validação do diploma brasileiro na União Europeia. Mais informações no site da Coordenadoria de Assuntos Internacionais.

"É uma cooperação de mais de 10 anos, que tem sido uma experiência muito exitosa e representa um avanço na cooperação entre a UFC e as instituições de ensino francesas", frisa João Hiluy, professor do Departamento de Engenharia Química e um dos responsáveis pelo projeto na UFC. Ele acrescenta que o programa vai ao encontro da atual política de internacionalização da Universidade. "É um programa extremamente bem tutorado e bem sucedido", reforça o Prof. Mahfoud, do INSA.

Fonte: Prof. João Hiluy, do Departamento de Engenharia Química da UFC – fone: 85 3366 9611 / Prof. Tito Lívio Cruz Romão, coordenador de Assuntos Internacionais da UFC  – fone: 85 3366 7333