"Adote um livro" é tema da campanha de preservação do acervo das bibliotecas

Imagem: Campanha de Preservação do Acervo nas bibliotecas da UFC (Foto: Divulgação)A VIII Campanha de Preservação do Acervo, lançada durante o IX Seminário do Sistema de Bibliotecas da UFC, prosseguirá até dezembro com o lema "Cuide do livro, preserve o saber" e tendo como tema desta edição "Adote um livro". A ação estimula os leitores a proteger os livros, à sua escolha, com capas especiais.

A campanha é realizada desde 2006 e tem por objetivo divulgar na comunidade acadêmica os cuidados necessários para a conservação dos livros, visando combater hábitos de manuseio que provocam o desgaste dos acervos de nossas bibliotecas.

A cada dois livros adotados, o usuário ganha uma sacola retornável (ecobag) para transporte de livros; adotando quatro livros, recebe uma garrafa para água (squeeze), com a logomarca da campanha. Também estão sendo realizadas exposições de livros novos para que os alunos conheçam os volumes e possam solicitar as capas, bem como dos livros mais danificados da Biblioteca e de cartazes, apresentando as maneiras corretas de utilizar os livros.

A campanha orienta a não se deixarem rastros no manuseio do livro, como riscos, mutilações, manchas. Em vez de grifos e anotações nas páginas, o ideal é fazer apontamentos em folhas à parte. Dentre outros cuidados, deve-se manusear os livros com as mãos limpas, folheando-os sem umedecer os dedos; mantê-los afastados de alimentos e líquidos; não riscá-los ou sublinhá-los com caneta ou lápis; jamais usar grampos e clipes metálicos nos livros; usar marcadores de página próprios, evitando dobrar as folhas; jamais usá-los como apoio ou como base para escrever; guardá-los na posição vertical, evitando apertá-los na estante; retirá-los da estante puxando-os pelo centro da lombada; nunca empilhar muitos livros e evitar tirar cópias de material encadernado.

Fonte: Francisco Jonatan Soares, diretor da Biblioteca Universitária – fones: 85 3366 9507 e 3366 9508