Procurar no portal

Núcleo de Telessaúde oferece consultoria médica a distância em novas áreas

Imagem: Cartaz do Núcleo de Telessaúde do Ceará (Imagem: Divulgação)Profissionais de saúde de atenção básica já podem utilizar o serviço de Segunda Opinião Formativa nas especialidades de Infectologia e Endocrinologia. Essas duas especialidades foram agregadas ao Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde do Ceará, administrado pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da UFC.

O Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde do Ceará desenvolve ações de Segunda Opinião Formativa nas áreas de Telepediatria, Teledermatologia, Telecardiologia e, agora, nas especialidades de Endocrinologia e Infectologia. Disponibiliza também laudos para exames de Eletrocardiogramas (ECGs) realizados em outros municípios e enviados via Internet, atendendo hoje 35 municípios do Ceará.

A Segunda Opinião Formativa é uma atividade de apoio e consultoria médica a distância prestada a profissionais da saúde que solicitem uma segunda opinião em relação ao quadro clínico de um paciente. Mais que um segundo ponto de vista, o objetivo é promover uma ação educacional ao embasar teoricamente a consultoria e fornecer referências bibliográficas que complementem a atuação do profissional solicitante.

Na área da Infectologia, a Segunda Opinião Formativa está sob responsabilidade de Roberto da Justa Pires Neto, médico assistente do Hospital São José e professor da Faculdade de Medicina da UFC. Já o serviço na área de Endocrinologia, conta com o suporte médico de Rosana Quezado, Eveline Gadelha Pereira Fontenele, Ângela Delmira, Rejane Magalhães, Manoel Martins, Catarina Brasil d'Alva e Ana Rosa Quidute, médicos do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

Segundo o médico infectologista Roberto da Justa, as doenças infecciosas representam uma importante demanda na atenção básica. "Profissionais de saúde da família devidamente qualificados poderão diagnosticar e tratar parcela significativa das doenças infecciosas que afligem a população. Além disso, as atividades de promoção da saúde e prevenção também são oportunas nesse contexto", explica.

A endocrinologista Eveline Gadelha destaca o papel da Segunda Opinião Formativa para evitar alguns problemas que existem na atenção básica no âmbito da Endocrinologia. "A gente percebe, muitas vezes, um encaminhamento tardio dos pacientes para um especialista. O objetivo de iniciarmos essa atividade na área da Endocrinologia no Telessaúde é para estabelecer uma ponte melhor com a atenção básica."

COMO CONSULTAR – Os profissionais de saúde podem solicitar o serviço por meio do site do Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde do Ceará. Ambas as especialidades contarão também com webpalestras nas respectivas áreas, visando complementar a formação dos profissionais da atenção básica. Um vídeo explicativo sobre a forma como acessar e solicitar o serviço está disponível.

Fonte: Renata Lima, da assessoria de comunicação do Nuteds/UFC – fone: 85 9719 3584

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300