UFC promove XXXI Encontro Educacional: The Network – Towards Unity For Health

Começa nesta quarta-feira (19), e segue até dia 23 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o XXXI Encontro Educacional da The Network – Towards Unity for Health (TUFH), organização internacional não governamental, parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem como meta promover o desenvolvimento da educação, pesquisa e políticas de saúde para a comunidade, tendo como orientação o movimento TUFH (Rumo à Unidade para a Saúde). A UFC é a promotora do evento.

O encontro traz apresentações e debates sobre trabalhos educacionais voltados para a saúde em todo o mundo. Além disso, a programação envolve conferências plenárias, painéis, sessões temáticas de pôsteres, oficinas e sessões didáticas ministradas por professores de universidades, pesquisadores, gestores dos segmentos público e privado, profissionais liberais e estudantes das áreas de saúde, ciências sociais e educação.

Estão programadas também visitas a equipamentos comunitários como Instituto da Primeira Infância (Iprede), Banco Palmas, Edisca, Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep, vinculado à Faculdade de Medicina da UFC), Casa da Esperança, Associação Peter Pan e Colégio Piamarta.

O tema oficial do Encontro é "Fortalecendo a educação de profissionais da saúde como política de melhoria da saúde", a fim de motivar a comunidade internacional reunida no evento a discutir propostas e compartilhar experiências no desenvolvimento de estratégias que ajudem na superação da crise de recursos humanos em saúde, um desafio global.

Na abertura do Encontro, na próxima quarta-feira (19), estarão presentes representantes de governo, como o Secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller, e representantes de universidades e organismos nacionais e internacionais, do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento tem como Presidente e Vice-Presidente de Honra, respectivamente, o Ministro da Educação, Henrique Paim, e o Reitor da UFC, Jesualdo Farias.

A programação científica foi desenvolvida por um Comitê Científico Internacional, com representantes dos cinco continentes, e o Comitê de Organização Local, coordenado pelos professores Ana Estela Haddad, da Universidade de São Paulo (USP), e Henry de Holanda Campos, Vice-Reitor da UFC.

Na extensa programação científica destaca-se a participação dos ministérios da Educação e da Saúde brasileiros, da OMS, da Organização Pan-Americana da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e das principais universidades brasileiras. Merece realce a conferência a ser proferida pela Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que abordará o tema "Intervenções nos determinantes sociais de saúde como fator-chave para o desenvolvimento do sistema de saúde".

A escolha do Brasil como sede do evento advém do sucesso de nossas políticas de Estado que, através da transferência de renda, resultaram em melhorias nos determinantes sociais de saúde e nas políticas de educação nas profissões da saúde, com vistas à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Programas como o de expansão dos cursos de Medicina no âmbito das instituições federais de ensino superior para locais remotos ou zona rural e a ampliação e democratização do acesso ao ensino superior público têm despertado o interesse da comunidade internacional.

O XXXI Encontro Educacional da The Network – Towards Unity for Health tem o patrocínio do MEC e de várias instituições parceiras nacionais e internacionais, devendo reunir nomes de referência em suas áreas de atuação: representantes da academia, profissionais da saúde, formuladores de políticas de todo o mundo e estudantes.

Interessados ainda podem se inscrever, no próprio evento. A secretaria funcionará todos os dias, das 8h às 18h. Outras informações podem ser obtidas no site oficial do Encontro.

Fonte: Prof. Henry Campos, Vice-Reitor da UFC e coordenador do Comitê de Organização Local – fone: 85 3366 7316