Curso de LIBRAS é ofertado aos servidores da UFC

Imagem: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, desde o ano passado, oferece aos servidores docentes, técnico-administrativos e terceirizados o curso de Língua Brasileira de Sinais (Foto: Guilherme Braga)Visando atender de forma igualitária e inclusiva pessoas com deficiência auditiva tanto do público interno quanto externo da UFC, a Divisão de Formação Profissional da Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, desde o ano passado, oferece aos servidores docentes, técnico-administrativos e funcionários terceirizados o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Camila Izidório, servidora da Divisão de Avaliação e Carreira da Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação da Progep, participou da primeira edição do curso e disse que "a experiência foi fantástica". "O curso é bem dinâmico. A gente pôde aprender um pouco mais da vivência dos surdos, entender as dificuldades deles. O principal que a gente leva é a formação humana. A gente aprende a ter um outro olhar, entende que eles não são diferentes por serem deficientes", reconhece Camila.

O curso é ministrado por três professores, todos com deficiência auditiva, e um intérprete que auxilia nas aulas iniciais. Os alunos aprendem a estrutura da língua, sinalizações, alfabetos, numeração, expressões gramaticais e afetivas, movimentos corporais e faciais, dentre outros assuntos, e, ao final, passam por avaliações individuais e em grupo.

Imagem: O curso é ministrado por três professores, todos com deficiência auditiva (Foto: Guilherme Braga)O curso tem carga horária de 180 horas-aula e acontece às terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, na sala 7 do bloco 122 da Faculdade de Educação. Segundo Rita Cavalcante, da Divisão de Treinamento e Desenvolvimento, a nova turma deverá iniciar no segundo semestre de 2015.

No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais é oficial para surdos desde a edição da Lei nº 10.436/2002. O Decreto nº 5.626/2005 garante às pessoas com deficiência auditiva o acesso à educação e à saúde e determina que o poder público e concessionárias do serviço público devem assegurar o atendimento diferenciado em LIBRAS para os deficientes auditivos, realizado por, pelo menos, 5% dos servidores e funcionários capacitados para uso e interpretação da língua.

Fonte: Divisão de Treinamento e Desenvolvimento – fone: 85 3366 7406 / Camila Izidório – fone: 85 3366 7408