Banco de Leite Humano da MEAC necessita de doações com urgência

Imagem: As doações de leite beneficiam bebês e mães (Foto: ABr)

O Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (BLH/MEAC) da UFC pede o apoio das mães lactantes que possam realizar doação de leite materno para atender aos bebês da UTI Neonatal. O BLH encontra-se, atualmente, com volume reduzido, abaixo de 30 litros, que seria a quantidade mínima necessária para manter o estoque.

Há mais de 25 anos, o BLH/MEAC conta com a colaboração das mães doadoras para garantir a saúde e o bem-estar dos bebês que recebem as doações. Toda mulher saudável que não usa nenhum tipo de medicamento, não fuma e não ingere bebidas alcoólicas pode ser doadora, caso apresente excesso de leite.

BENEFÍCIOS DA DOAÇÃO – O leite humano é imprescindível para a recuperação dos internos da UTI Neonatal. Ele alimenta e protege o bebê, pois seu consumo está diretamente associado ao desenvolvimento e imunização, já que é rico em nutrientes.

Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Além disso, o alimento possui componentes que nenhum outro oferece, como anticorpos e glóbulos brancos, fundamentais para a proteção contra infecções e alergias. Para as doadoras, um dos benefícios é que o esvaziamento da mama estimula a produção do leite materno.

COMO DOAR? – As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O BLH também realiza coleta domiciliar, evitando o deslocamento da mãe até o local da doação. Também são recebidos na MEAC frascos de vidro com tampa plástica, utilizados por marcas de maionese e café solúvel, importantes para o armazenamento do leite.

Além de receber o leite doado, tratar e abastecer a UTI Neonatal, o Banco atende todas as mães e familiares que tenham dúvidas e precisem de orientações quanto à retirada do leite e ao armazenamento do leite coletado, entre outras dúvidas. Mais informações pelo telefone 85 3366 8509.

Fonte: Núcleo de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC – fones: 85 3366 8183 e 8116 5042