Assim como estudantes, coordenadores também devem responder ao Questionário do Enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até 29 de novembro o período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. Quem não conseguiu responder às perguntas deve acessar o sistema on-line do Exame, usando o CPF, nome completo ou nome do curso.

O preenchimento é obrigatório e deve ser feito no ambiente virtual destinado ao universitário. Aqueles que não responderem estarão em situação irregular junto ao Enade e poderão ficar impedidos de colar grau e receber o diploma, mesmo que tenham prestado o Exame.

O Questionário é uma forma de coletar informações do perfil socioeconômico e cultural dos alunos do ensino superior para, em seguida, gerar indicadores relativos à infraestrutura e à organização didático-pedagógica do curso. Esses indicadores, juntamente com os conceitos Enade e IDD, e os números de docentes doutores, mestres e com dedicação exclusiva, compõem o conceito preliminar do curso (CPC), gerado após o Enade.

COORDENADORES DE CURSO – Os coordenadores dos 55 cursos de graduação avaliados este ano devem responder, com apoio do seu respectivo Núcleo Docente Estruturante (NDE), ao Questionário do Coordenador de Curso. O prazo é 7 de dezembro, e a participação é pela Internet. O objetivo do Questionário é coletar informações que permitam caracterizar o perfil tanto dos gestores quanto dos projetos formativos das áreas participantes do Enade em 2014.

Os dados contribuirão para o aprimoramento dos cursos de graduação, bem como para o desenvolvimento de políticas de educação superior no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os cursos que participam apenas com estudantes irregulares junto ao Enade não terão acesso ao Questionário do Coordenador de Curso.

Este ano, 5.382 estudantes da UFC estão inscritos no Enade. Destes, 2.195 são concluintes e 3.187 ingressantes, em um total de 55 cursos a serem avaliados. No entanto, apenas os concluintes precisaram fazer a prova, pois os ingressantes já participam com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Nesta edição, a prova foi aplicada no dia 23 de novembro. Foram inscritos 483.520 estudantes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020