Audiência mostra esforço conjunto para regulamentar a profissão de biotecnologista

Imagem: Audiência aconteceu no Gabinete do Reitor (Foto: Jr. Panela)O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, recebeu em audiência, na manhã desta segunda-feira (1º), em seu gabinete, o deputado federal Danilo Forte. Na ocasião, estudantes e professores ligados ao Curso de Biotecnologia da UFC apresentaram ao parlamentar a minuta de um projeto que visa regulamentar a profissão de biotecnologista e a criação do Conselho Federal e dos conselhos regionais de Biotecnologia.

A minuta do projeto de regulamentação da profissão nasceu a partir das discussões dos estudantes da UFC que, organizados em fóruns virtuais, desenharam o esboço do futuro projeto de lei em parceria com os professores do Curso de Biotecnologia da Instituição. A mobilização estudantil deu origem também ao projeto de extensão Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LinaBiotec), que já reúne estudantes de diversas universidades brasileiras e busca promover, por meio de debates, a interação entre profissionais e estudantes da área.

Confira mais fotos da audiência no Flickr da UFC

Participaram da audiência os professores Javam de Castro Machado, vice-diretor do Centro de Ciências; André Luís Coelho, coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFC; Ana Lúcia Ponte Freitas, chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular; Hermógenes David de Oliveira, coordenador do Curso de Biotecnologia, e Cristina Paiva da Silveira Carvalho, vice-coordenadora do Curso de Biotecnologia. Os estudantes Francisco Eder de Moura Lopes, presidente da Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia, e Louhanna Pinheiro Rodrigues, vice-presidente Nacional da Liga, também estiveram presentes.

Saiba mais sobre a Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia acessando o site da entidade. Conheça a minuta do projeto de regulamentação da profissão de biotecnologista.

Fonte: Prof. André Luís Coelho, coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFC – fone: 85 3366 9401