UFC realiza atendimento oftalmológico gratuito para crianças de escolas públicas

Imagem: Consultórios Itinerantes de Odontologia e OftalmologiaA UFC, por meio do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) – atualmente sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) –, promove até 22 de janeiro de 2015 atendimento oftalmológico gratuito para alunos de escolas públicas do Interior do Estado. Trata-se do Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e Oftalmologia, cuja meta local inicial é atender 390 crianças de 13 municípios em 24 dias de testagem, entre dezembro deste ano e janeiro de 2015.

Nesta sexta-feira (5), a partir das 8h, haverá atendimento a 15 crianças de Guaramiranga e entrega de óculos para alunos da Escola Municipal José Bonifácio de Sousa, de Fortaleza, examinadas durante a fase de testes do Projeto. Nesta semana, já foram examinadas crianças dos municípios de Barreira, Pindoretama e Aracoiaba.

No Projeto, meninos e meninas fazem exames de vista e, quando houver indicação, receberão óculos de grau, gratuitamente – sempre que possível, no mesmo dia. Na próxima semana, será a vez de alunos dos municípios de General Sampaio, Chorozinho, Pacajus e Capistrano participarem.

O atendimento se dá em veículos que estão estacionados na sede do Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam – Rua Pernambuco, 1674, Planalto Pici), projeto de extensão da UFC que tem à frente a Profª Walda Viana, do Departamento de Clínica Odontológica. É ela quem também coordena o Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia.

A Profª Walda explica que, a princípio, o atendimento será somente de Oftalmologia, "porque ainda estamos concluindo a entrega do material de consumo da Odontologia que foi adquirido. Mas em janeiro as atividades de Odontologia irão começar", adianta.

O PROJETO – O Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia é vinculado ao Programa Saúde na Escola (PSE) e ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), em consonância com as Políticas Nacionais de Saúde e de Educação, do Governo Federal. A iniciativa local foi elaborada pelo HUWC, que recebeu quatro contêineres – dois módulos odontológicos e dois oftalmológicos, cada um contendo a instalação de dois consultórios.

Está previsto beneficiar crianças de 17 municípios, vinculadas ao PSE e que não estão cobertas pelo Projeto Olhar Brasil. Ainda segundo a Profª Walda, pelo menos por enquanto o Projeto é limitado aos alunos do PSE. O município de Horizonte, no entanto, pleiteou participação posteriormente, e também está sendo atendido.

A equipe atual de atendimento é composta por três médicas oftalmologistas contratadas pelo HUWC/Ebserh, um cirurgião-dentista, uma auxiliar de saúde bucal, uma técnica em óptica e um técnico em manutenção elétrica. Os estudantes em estágio do Curso de Odontologia da UFC também participarão da promoção de saúde bucal nos contêineres, sob a orientação do Prof. Sérgio Luz e preceptoria do cirurgião-dentista Ricardo Gondim, do HUWC/Ebserh.

Fonte: Profª Walda Viana, coordenadora do Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia e diretora do Cedefam – fones: 85 9662 3038 e 8674 4666