Secult-Arte promove hoje (8) recital dos 150 anos de Alberto Nepomuceno

Imagem: O tenor André Vidal é uma das atrações do recital (Foto: Divulgação)Acontece nesta segunda-feira (8), a partir das 19h, no salão nobre da Reitoria da UFC, recital comemorativo dos 150 anos do compositor e regente cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920).

Com o título "Canções de câmara", o evento é aberto ao público. Será promovido pela Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC e apresentado pelo tenor André Vidal e pela pianista Gisele Pires Mota. Na ocasião, eles lançam o CD Luz e névoa, com as canções do recital e outras 11 do artista homenageado.

Alberto Nepomuceno é considerado o pai da canção de câmara no Brasil, pois costumava afirmar que "não tem pátria um povo que não canta em sua língua". Em 1895, Nepomuceno chocou o Rio de Janeiro apresentando um concerto inteiro de canções de câmara em português – os mais puristas acreditavam que o idioma nacional era grosseiro e inadequado para o bel canto.

Imagem: Pianista Gisele Pires Mota (Foto: Divulgação)Suas canções têm estilos variados, mostrando a multiplicidade de influências típica de um compositor que viveu no começo do século XX na França, Itália e Alemanha. Entretanto, estão presentes  em sua obra os ideais claros do nacionalismo que viria a se desenvolver totalmente com compositores como Villa-Lobos e Francisco Mignone.

André Vidal é natural de Fortaleza e mestre em canto pela Royal Academy of Music de Londres. Seu repertório abrange óperas do barroco ao bel canto, especializando-se nos papéis de coloratura de Rossini, Mozart e Handel. Como compositor, tem peças apresentadas por diversos grupos do Brasil, como o Quarteto Colonial, os Canarinhos de Petrópolis e o Madrigal de Brasília, e participou da Bienal de Música Contemporânea da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Já Gisele Pires Mota é doutora em Piano Performance: Acompanhamento e Música de Câmara pela Florida State University (EUA) e possui mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É pianista correpetidora e professora de música de câmara da Escola de Música de Brasília e da Universidade de Brasília (UnB), onde leciona Música de Câmara, Piano Suplementar e Prática de Acompanhamento. Como pesquisadora, tem desenvolvido estudos e publicado artigos sobre a inter-relação entre poesia e música, entre análise e performance musical, e sobre o mercado de trabalho do pianista.

Fonte: Prof. Elvis Matos, titular da Secult-Arte – fone: 85 3366 7831