Calendário de matrícula: oferta de turmas será disponibilizada quinta-feira (11)

As atividades do semestre letivo 2015.1 na UFC têm início no dia 19 de fevereiro. Os estudantes veteranos devem ficar atentos às datas do calendário para efetuar a matrícula, de acordo com seu vínculo com a Instituição.

Os alunos poderão consultar a oferta de turmas para o semestre 2015.1 no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) a partir de 11 de dezembro. O período de matrícula curricular e institucional, via Internet e nas coordenações de curso, será de 15 a 17 de dezembro. Estudantes que tiveram pedido de reabertura de matrícula deferido devem fazer a matrícula neste mesmo período.

O ajuste de matrícula, que permite ao aluno a exclusão de disciplinas em que ele tenha se matriculado e a inclusão de outras, ocorre de 4 a 6 de fevereiro e pode ser feito tanto via Internet quanto nas coordenações de cursos.

Os alunos ainda podem realizar ajustes no período de matrícula em tempo real, nos dias 19 e 20 de fevereiro, exclusivamente pela Internet. Como o processo é realizado em tempo real, o aluno saberá na hora se sua matrícula foi efetuada.

A matrícula em tempo real, no entanto, não permite a exclusão de disciplinas. Para excluir disciplinas ou resolver qualquer outro problema com a matrícula, o estudante deverá buscar diretamente a coordenação de curso.

MOBILIDADE – Alunos da UFC em programas de mobilidade acadêmica dentro do País devem fazer a matrícula institucional pela Internet de 15 a 17 de dezembro para manter o vínculo com a Instituição. Já aqueles que estiverem em mobilidade internacional (caso de integrantes do programa Ciência sem Fronteiras) devem efetuar a matrícula curricular normalmente, se estiverem retornando à UFC no semestre 2015.1.

Mas, caso o semestre vá ser cursado no exterior, os alunos não devem fazer matrícula. No entanto, devem preencher o formulário on-line para alunos em mobilidade internacional, a fim de manter sua situação regular na Universidade.

ALUNO ESPECIAL – Os estudantes já graduados – ou vinculados a outras instituições de ensino superior (IES) não federais sediadas fora de Fortaleza – podem solicitar a matrícula em disciplinas nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Nesse período, o estudante deve se dirigir à coordenação de cada curso que possui as disciplinas pleiteadas para que o coordenador possa expressar o consentimento com a matrícula. Depois disso, deve comparecer à Divisão de Seleção e Matrícula da Prograd, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, levando toda a documentação exigida.

Os formulários para requerimento de inscrição, assim como a lista dos documentos necessários, são disponibilizados no site da Prograd no período de inscrição. Quem tiver dúvidas sobre a matrícula pode consultar a seção Perguntas Frequentes do site da Prograd.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd – fone: 85 3366 9036