XXVIII Prêmio Jovem Cientista traz o tema Segurança Alimentar e Nutricional; inscrições até dia 19

Imagem: Logomarca do XXVIII Prêmio Jovem Cientista (Imagem: Divulgação)Estão abertas até às 18h (horário de Brasília) do dia 19 de dezembro as inscrições para o XXVIII Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e destinado a professores, estudantes do ensino médio, graduandos e pós-graduandos. A iniciativa, que nessa edição aborda o tema Segurança Alimentar e Nutricional, concederá mais de R$ 800 mil em prêmios, incluindo valores em espécie, bolsas de estudo, laptops e viagens.

O CONCURSO – O tema Segurança Alimentar e Nutricional foi escolhido porque a alimentação saudável está em pauta na sociedade, e também pela enorme preocupação em combater a obesidade e outras doenças associadas. Além disso, no Brasil, cujos índices de fome vêm sendo reduzidos constantemente, é de suma importância a melhoria da qualidade dos alimentos e a promoção de uma alimentação que não ofereça riscos à saúde.

A valorização do consumo dos alimentos regionais e das preparações tradicionais, o aumento da disponibilidade de produtos adequados e saudáveis à população, o estímulo à produção e oferta de orgânicos, bem como a busca de mecanismos para facilitar a prática habitual de atividade física e a promoção de espaços de convivência, entre outros métodos que permitam hábitos e modos de vida mais sustentáveis, são possíveis abordagens para os trabalhos a serem inscritos no Prêmio. O regulamento da competição está disponível no site do Prêmio Jovem Cientista.

Desde 1981, quando foi instituído o Prêmio, todos os temas escolhidos são de interesse direto da população e buscam soluções simples e acessíveis para problemas encontrados em seu cotidiano. O Prêmio é promovido pelo CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Gerdau e BG Brasil.

Fonte: Serviço de Prêmios do CNPq – fone: 61 3211 9409 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.