Pós-Graduação em Economia é destaque em prêmio nacional e evento estadual

Imagem: Aluno Glaylson Sampaio durante formaturaO Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC obteve destaque neste mês de dezembro com a conquista de dois prêmios. O primeiro é nacional e foi ganho pelo estudante Glaylson Sampaio, do mestrado profissional em Finanças e Seguros, que conseguiu o 1º lugar na categoria Mestrado do 10º Prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais, com o trabalho intitulado "Modelagem do Comportamento Forward-looking dos índices setoriais no Brasil". O resultado foi anunciado no último dia 8.

Sob orientação do Prof. Paulo Rogério Faustino Matos, o trabalho investiga a sensibilidade dos índices setoriais da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA) a mudanças nas expectativas dos analistas de mercado para as principais variáveis macroeconômicas constantes do Relatório Focus, publicado semanalmente pelo Banco Central do Brasil. A abordagem utilizada por Glaylson para modelação das séries dos índices fundamenta-se na teoria de precificação por arbitragem, utilizando-se como fatores informações desse relatório. Compõem a amostra os índices setoriais com série completa para o período de 2009.1 a 2013.2, compreendendo 261 observações semanais de cotação.

Glaylson graduou-se em Ciências Econômicas na UFC em 2005, mas voltou às salas da aula da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) em 2009, quando decidiu cursar Ciências Atuariais. Concluídas as duas graduações, ingressou no mestrado e a defesa de sua dissertação deve ocorrer em março de 2015.

Para ele, a premiação representa o reconhecimento pelo trabalho feito em alguns meses e, mais ainda, pelo conhecimento acumulado ao longo de mais de 10 anos estudando na UFC. "Além disso, é um indicativo de que estamos pesquisando assuntos atuais e que, nós cearenses, também podemos contribuir para a literatura do mercado de capitais do Brasil. Tenho a consciência de que, agora, aumenta a responsabilidade de entregar um trabalho bem feito, já que será publicado no site da ANBIMA, instituição de renome no âmbito do mercado de capitais brasileiro e a qual agradeço essa oportunidade", disse. Além da publicação da dissertação, Glaylson receberá R$ 15 mil.

Os demais trabalhos vencedores do 10º Prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais são da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em sua oitava edição, em 2012, o aluno Wandermon Silva, também do mestrado profissional em Finanças e Seguros e orientado pelo Prof. Paulo Matos, já havia ganho na mesma categoria.

ECONOMIA DO CEARÁ EM DEBATE – Já o mestrando Diego Carneiro e o Prof. Guilherme Irff, do Departamento de Economia Aplicada da FEAAC e pesquisador do CAEN, foram premiados no X Encontro Economia do Ceará em Debate, realizado pelo Ipece. O trabalho "Política de incentivos à escola melhora a proficiência no Ensino Fundamental? Uma avaliação do Prêmio Escola Nota Dez", considerado o 3º melhor do evento, se propõe analisar qual o impacto do programa de incentivo educacional Prêmio Escola Nota Dez sobre a proficiência média em Português e Matemática das escolas da rede pública de Ensino Fundamental do Estado do Ceará.

Fonte: Coordenação do CAEN – fone: 85 3366 7751