UFC é 15ª melhor da América Latina em Ranking Mundial de Universidades na Web

Imagem: A Universidade Federal do Ceará subiu 47 posições no Ranking Mundial de Universidades na Web 2014 (Imagem: Jr. Panela)A UFC subiu 47 posições no Ranking Mundial de Universidades na Web 2014, que afere a presença das instituições de ensino superior na Internet, com o objetivo de motivar as universidades e seus pesquisadores a divulgar suas produções científicas com precisão em plataforma on-line. Com o resultado, a UFC passa a ser a 15ª melhor colocada na América Latina. No cenário mundial, a Universidade passou da posição 530ª, em 2013, para a 483ª, em 2014, em um universo de mais de 11 mil instituições dedicadas ao ensino superior e à pesquisa.

O levantamento é realizado pelo Laboratório de Cibermetria do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), maior centro de investigação científica da Espanha. A evolução do ranking denota o constante crescimento da UFC nos últimos anos. No período de 2011 a 2014, a Universidade saiu da 1.008ª posição (num universo de 20 mil universidades) para o 483º posto (num universo de mais de 11 mil universidades), situando-a, atualmente, no grupo das 4% melhores instituições de ensino superior e pesquisa do mundo, segundo dados do ranking.

O Coordenador de Avaliação Institucional da UFC, Prof. Wagner Andriola, destaca que o resultado deve ser motivo de "honra, orgulho e júbilo" para a Universidade, sobretudo em função da juventude da UFC, se comparada à grande parte das instituições de ensino superior europeias e algumas latino-americanas. "Tais resultados somente aumentam a responsabilidade da comunidade universitária, para, num primeiro plano, manter esse status conquistado e, num segundo, aumentar os esforços, de modo a garantir melhores posições em rankings futuros", reforça Andriola.

SOBRE O RANKING – O Ranking Mundial de Universidades na Web foi criado em 2004. Seu objetivo principal é apoiar e promover iniciativas de acesso livre a publicações científicas e outros materiais acadêmicos em plataforma eletrônica on-line. Potencialmente, esse tipo de publicação pode alcançar audiências mais amplas, oferecendo acesso ao conhecimento científico para investigadores, para instituições de ensino superior (IES) de outros países, bem como para empresas.

Quatro indicadores são levados em conta na formulação do ranking:

Impacto: espécie de "referendo virtual" no qual é contabilizado o número de links que o domínio institucional recebeu de terceiros, sejam acadêmicos ou não;

Presença: número total de páginas alojadas no domínio web principal (incluindo todos os subdomínios e diretórios da universidade), obtidos do maior "motor" de busca comercial – atualmente, o Google;

Abertura: número total de arquivos – pdf, doc, docx, ppt – publicados em sítios reconhecidos pelo maior "motor" de busca acadêmica (atualmente, o Google Scholar) entre 2008 e 2012;

Excelência: artigos publicados que estejam entre os 10% mais citados nas suas respectivas áreas de conhecimento científico, a partir de dados obtidos pelo Grupo SCImago, no período 2003-2010.

Mais informações no site do ranking.

Fonte: Prof. Wagner Andriola, Coordenador de Avaliação Institucional – fone: 85 3366 7345