Inscrições para o Curso de Esperanto também ocorrem de 20 a 31 de dezembro

As inscrições para o Curso de Esperanto da UFC serão realizadas, exclusivamente pela Internet, no site da Coordenadoria de Concursos, das 8h de sábado (20) até às 23h59min do próximo dia 31. São ofertadas 22 vagas para a única turma, que terá aulas às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h40min. A taxa de inscrição é no valor de R$ 60,00.

O esperanto é considerado a "língua da paz". Criado em 1887 pelo médico polonês Lazaro Zamenhof, tem como base o latim, possui gramática simples com 16 regras fundamentais. Seu objetivo era agregar a comunidade internacional através de uma língua universal, em princípios como a cultura de paz.

Na UFC, o curso foi instituído em 1965, pelo Prof. Paulo Cardoso Amorim, hoje com 92 anos de idade. Ele contou com todo o apoio do fundador e primeiro Reitor da Universidade, Prof. Antônio Martins Filho (1904-2002). Curso regular das Casas de Cultura Estrangeira da UFC, atualmente é coordenado pelo Prof. Adelson Sobrinho.

O coordenador do Curso de Letras-Português/Educação a Distância (EaD), Prof. José Leite Jr., coordenou o Curso de Esperanto durante oito anos. Ele indica diversos pontos positivos para quem pretende estudar essa língua. Segundo o professor, existe uma comunidade internacional unida pelo idioma e há pelo menos 2 mil endereços cadastrados que facilitam intercâmbios entre os esperantistas, "uma verdadeira rede de 'hotelaria solidária'", diz. Não por acaso, o lema dos esperantistas é: "Se quiser ganhar dinheiro estude inglês; se quiser fazer, amigos estude esperanto", afirma.

Além disso, o aluno tem a possibilidade de fazer pós-graduação em cursos de Interlinguística na Europa e se beneficiar com a concessão de bolsas de estudo. "Um dos professores do curso, Paulo Diego, foi bolsista na Alemanha”, conta. José Leite diz que a língua é muito viva. Tanto é assim que em janeiro de 2015 ocorrerá, no Rio de Janeiro, o 50º Congresso Nacional de Esperanto e em Lily, na França, o 100º Congresso Internacional de Esperanto.

SELEÇÃO PARA AS CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA DA UFC – Saiba mais informações sobre a seleção para os cursos ofertados pelas Casas de Cultura Estrangeira da UFC. No total são 638 vagas, distribuídas nas Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Italiana, Portuguesa, Hispânica, incluindo as 22 de Esperanto.

Fontes: Prof. José Leite Jr., coordenador do Curso de Letras-Português-EaD – fone: 85 8612 0776 / Prof. Adelson Sobrinho, coordenador do Curso de Esperanto da UFC – fone: 85 3366 7617