Procurar no portal

Núcleo de Desenvolvimento de Medicamentos da UFC inaugura nova sede este mês

Imagem: A estrutura de 10.000 m² conta ainda com auditório para 200 pessoas, refeitório, área didática e área administrativa (Foto: Guilherme Braga)O Reitor Jesualdo Farias e o Vice-Reitor Henry Campos estiveram na manhã desta quinta-feira (8) visitando a nova sede do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC, que será inaugurada no próximo dia 2 de fevereiro, às 10h. Desde 1992, o Núcleo está em atividade no Campus do Porangabuçu, sendo vinculado ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia.

O Professor Titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e Coordenador do Núcleo, Prof. Odorico de Morais, apresentou a nova estrutura adaptada para pesquisas em medicamentos. "O objetivo do espaço é congregar as competências existentes na Universidade que trabalham na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, desde a síntese da molécula, passando pelo teste em animais, para ver a segurança e eficácia, e, posteriormente, o teste em seres humanos", explicou.

Confira mais imagens da visita no Flickr da UFC

De acordo com o Prof. Odorico de Morais, esse é o primeiro núcleo de pesquisa no País que faz o desenvolvimento de medicamentos desde a molécula até o ser humano. São 18 laboratórios para pesquisas na área de Farmacologia e Toxicologia pré-clínica, 64 leitos hospitalares para testes de novos medicamentos em voluntários sadios e pacientes e 14 ambulatórios, além do Biotério, que será entregue em junho deste ano, onde serão realizados testes com animais.

O Reitor Jesualdo Farias destacou a importância do Núcleo também para o desenvolvimento de novos medicamentos partindo de pesquisas da própria Universidade, abrindo as portas para a criação de patentes de medicamentos brasileiros. De acordo com o Prof. Odorico de Morais, a UFC foi pioneira ao criar a primeira unidade de Farmacologia Clínica do Brasil. "Os primeiros genéricos foram estudados pela gente, aqui na UFC. Não tinha ninguém no Brasil fazendo isso", explica.

Imagem: O Prof. Odorico de Morais e o Reitor Jesualdo Farias, durante visita ao Núcleo (Foto: Guilherme Braga)O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC vai fazer parcerias com a iniciativa privada no sentido de capacitar pessoal no âmbito de graduação e pós-graduação. Cerca de 300 pessoas, entre pesquisadores e estudantes, devem circular diariamente no Núcleo, que foi construído em terreno da UFC e financiado pelo BNDES, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao custo estimado em R$ 17 milhões. A estrutura de 10.000 m² conta ainda com auditório para 200 pessoas, refeitório, área didática e área administrativa.

Estiveram presentes, acompanhando a visita, a Profª Elisabete Amaral de Morais, Coordenadora da Unidade de Farmacologia Clínica do Núcleo; a Profª Danielle Macedo Gaspar, pesquisadora do Grupo de Neurofarmacologia; o Prof. Francisco Antônio Guimarães, Presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), e o Prof. José Ademar Gondim Vasconcelos, da FCPC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300