Nota da Reitoria: LIBERDADES DEMOCRÁTICAS E INTOLERÂNCIA

Imagem: Cartaz "Je suis Charlie"Poucos acontecimentos já despertaram, em escala mundial, um sentimento tão forte de repulsa e indignação quanto o atentado da última quarta-feira (7), na sede do Charlie Hebdo, em Paris. É como se o planeta inteiro tivesse sido atingido pelas balas assassinas que ceifaram a vida de 12 pessoas, dentre elas alguns dos mais geniais chargistas franceses.

O atentado – e isso o torna ainda mais aberrante e inconcebível – acontece no coração da França, país que há séculos entronizou, em seu cotidiano, as práticas democráticas e que consagrou princípios como as liberdades de pensamento, de culto e de expressão.

Sintonizada com esses fundamentos, que pratica e defende há 60 anos, a Universidade Federal do Ceará se soma ao coro mundial de repúdio ao sectarismo que gerou os acontecimentos de ontem no histórico bairro da Bastilha. Através do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, temos sido o berço de sucessivas gerações de jornalistas cearenses que, nos mais variados contextos históricos, têm erguido trincheiras em defesa da democracia. Por isso, estamos solidários com todo o mundo civilizado que hoje pranteia a tragédia de Paris.

Fortaleza, 8 de janeiro de 2015.

Jesualdo Pereira Farias                Henry de Holanda Campos
Reitor                                        Vice-Reitor