Mensagem da Reitoria: UFC renova propósitos ao acolher os novos alunos

O ano letivo de 2015 se inicia, na Universidade Federal do Ceará, em meio às expectativas de consolidarmos os avanços qualitativos recentes, o que se vem produzindo paralelamente a uma expansão contínua e uma irrefreável democratização do acesso.

Recentemente, ao incorporar corajosas ações afirmativas, a UFC passou a acolher um número cada vez maior de jovens oriundos das classes menos favorecidas, tornando-se, com isso, um espelho mais fiel da sociedade. Hoje, todos os segmentos anteriormente excluídos passaram a usufruir dos benefícios decorrentes da presença de uma Universidade pública de qualidade em nosso meio.

É nesse novo e instigante ambiente que saudamos os professores, os servidores técnico-administrativos e os alunos veteranos, transmitindo, ao mesmo tempo, as boas-vindas aos novos alunos da Capital e do interior do Estado. Queremos que eles recolham, aqui, os conhecimentos que os tornarão profissionais competentes, assim como as lições que irão lapidar seu perfil ético e suas práticas cidadãs.

São todos muito bem-vindos aos nossos cursos – sejam os de longa tradição, sejam os mais recentes (só no período de 2008 a 2014, foram criados 45 cursos de graduação, 24 de doutorado e 22 de mestrado).

Esta grande Universidade lhes abre as portas, felicitando-os pelo êxito no processo seletivo que os trouxe ao nosso convívio e renovando o propósito de responder positivamente às suas melhores expectativas.

Jesualdo Pereira Farias                                                  Henry de Holanda Campos

Reitor                                                                                 Vice-Reitor