Volta às aulas: unidades acadêmicas recepcionam calouros

As unidades acadêmicas da UFC iniciam encontros, a partir desta quinta-feira (19), para recepcionar os novos estudantes. Além de programações gerais organizadas pelas diretorias dessas unidades, outras são preparadas pelos centros e diretórios acadêmicos dos cursos. Nesta quinta-feira (19), às 8h30min, o Centro de Tecnologia deu início à Semana Zero, com a palestra "As Perspectivas para a Ciência e Tecnologia no Estado do Ceará", proferida pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

Pela manhã, os diretores do Centro e coordenadores de graduação receberam os alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Energias e Meio Ambiente, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação e entregaram certificados a alunos com maior pontuação no ENEM 2015.

À tarde, às 14h, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon), André Montenegro de Holanda, falou sobre quando ainda era estudante para alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Metalúrgica. Na sexta-feira (20), cada turma será recepcionada pelo seu coordenador para receber orientações específicas sobre o curso. A programação completa está no site do CT.

AGRÁRIAS – No Centro de Ciências Agrárias, os novos estudantes estiveram reunidos no auditório do curso de Zootecnia, onde ouviram mensagem de boas-vindas da Profª Sônia Pinheiro Oliveira, Vice-Diretora da unidade acadêmica. Uma visão resumida do que é a UFC foi exposta pelo Pró-Reitor de Graduação da Instituição, Prof. Custódio Almeida. Em seguida, os alunos se dirigiram a seus respectivos cursos – Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca e Gestão de Politicas Públicas, que teve início neste ano.

HUMANIDADES – Na manhã desta quinta-feira (19), a direção do Centro de Humanidades promoveu recepção geral dos calouros dos cursos de Letras (diurno e noturno), História, Ciências Sociais, Letras Libras, Psicologia e Biblioteconomia, no Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683 – Benfica). A diretora do CH, Profª Vládia Maria Cabral Borges, o vice-diretor, Prof. Cássio Adriano Braz de Aquino, e coordenadores de curso deram as boas-vindas aos novos estudantes.

A diretora e o vice falaram da organização do Centro e cada coordenador discorreu brevemente sobre os cursos. Houve ainda apresentação sobre o programa Inglês sem Fronteiras e, ao final, performance do grupo Verso de Boca, ação de extensão do Departamento de Literatura, que recitou poemas.

FEAAC – A Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) realizou sua recepção no dia 19, às 18h30min, no auditório da nova unidade (Rua Marechal Deoodoro, 400, Benfica). O diretor da Faculdade, Prof. Augusto Cézar de Aquino Cabral, apresentou histórico da FEAAC e falou sobre os cursos oferecidos, tanto na graduação como na pós, além de fazer uma explanação sobre os recursos humanos e estrutura da Faculdade.

FACULDADE DE MEDICINA – A quinta-feira dos novos alunos de Medicina começou às 8h com o Bicho Tour, atividade promovida pelo Centro Acadêmico do curso para apresentar os espaços da faculdade aos calouros. Das 10h às 12h, no bloco didático da Medicina, houve acolhida por parte dos dirigentes dos cursos de Medicina e Fisioterapia e da direção do Centro Acadêmico XII Maio.

Na programação do início da tarde, haverá doação de sangue e, das 14h às 16h, falarão para os calouros a Profª Sônia Castelo Branco, representando a Pró-Reitoria de Graduação, e o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Ciro Nogueira. O programa termina com palestra de representantes dos centros acadêmicos, das 16h às 18h, sobre as instâncias de representação estudantil na UFC.

FACULDADE DE DIREITO – A recepção dos calouros e aos novos professores está programada para o dia 4 de março, às 19h, no Anfiteatro Willis Santiago Guerra.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331