Açude Santo Anastácio, no Campus do Pici, passa por limpeza

Imagem: Açude Santo Anastácio, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto)Após nove dias de trabalho, a Universidade Federal do Ceará concluiu a limpeza do Açude Santo Anastácio, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Cerca de 10 profissionais da UFC participaram da força-tarefa, com a ajuda de equipamentos de grande porte, como pás mecânicas e guindastes. Foram recolhidos 35 contêineres – de 32 metros cúbicos, cada – de dejetos, dentre vegetação e lixo domiciliar. Até mesmo pneus, sofás e colchões foram retirados.

Para manter o espaço limpo, a Universidade conta com a cooperação e conscientização da comunidade universitária e da população que reside em torno do Campus. A decisão da UFC é de que, após esta experiência, o trabalho de limpeza seja feito de forma regular e permanente. Isso porque Termo de Referência já em elaboração pelo Departamento de Atividades Gerais (DAG) da Superintendência de Infraestrutura (UFC-Infra), visando à continuidade do serviço de recolhimento de resíduos sólidos nos ambientes da UFC, contempla a limpeza regular do Açude Santo Anastácio, através da retirada mecanizada (carga e transporte) e da destinação final de aguapés e demais resíduos oriundos do seu interior.

Imagem: Açude Santo Anastácio, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto)"Queremos manter o espelho d’água sempre transparente", afirmou o diretor do DAG, José Gumercindo dos Santos Pinho. Segundo ele, a partir de agora, será feita uma vigilância constante a fim de evitar a poluição visual do açude. Caso seja necessário, novo trabalho de limpeza emergencial será imediatamente posto em prática.

Como a área de abrangência do açude extrapola os limites do Campus do Pici, destacando-se, em sua abrangência, o bairro da Bela Vista, Gumercindo chama a atenção para a necessidade de uma ação maior de limpeza do açude, envolvendo, além da UFC, o poder público municipal e organizações não governamentais que lidam com o meio ambiente.

Fonte: José Gumercindo dos Santos Pinho, diretor do Departamento de Atividades Gerais da UFC-Infra – fone: 85 3366 9563