Palestra no CT reflete sobre formação e perspectivas para os novos engenheiros

Imagem: Ex-reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (MG), Mário Neto Borges (Foto: Divulgação)Na próxima segunda-feira (16), o Centro de Tecnologia (CT) da UFC receberá a visita do presidente da Associação Brasileira de Educação de Engenharia (Abenge), Nival Nunes Almeida; do ex-diretor do CT Antônio Nunes de Miranda; e do ex-reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (MG) Mário Neto Borges. Os convidados falam aos professores, servidores e alunos do CT sobre "O futuro da Engenharia e a formação de novos engenheiros".

O evento será às 14h, no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), e faz parte das ações da unidade acadêmica para renovação curricular de suas graduações, processo a ser iniciado neste ano. Serão realizados debates, seminários, oficinas e pesquisas de opinião internas com o objetivo de traçar novas metas e estratégias pedagógicas para os cursos.

OS PALESTRANTES – Mário Neto Borges é graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Inteligência Artificial Aplicada à Educação, pela Universidade de Huddersfield (Inglaterra). Lecionou na Universidade Federal de São João del-Rei por 16 anos, onde foi reitor (1998 a 2004).

Imagem: Presidente da Associação Brasileira de Educação de Engenharia (Abenge), Nival Nunes Almeida (Foto: Divulgação)Antônio Nunes de Miranda é graduado em Engenharia Civil pela UFC (1969), tem mestrado em Mecânica dos Solos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Mecânica dos Solos pela Colorado State University, nos Estados Unidos (1988). Participou da criação do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil no Ceará (Inovacon-CE), foi consultor do Ministério da Integração Nacional e dirigiu o CT durante cinco anos, de 1991 a 1995.

Nival Nunes de Almeida é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (1997), mestre em Engenharia Elétrica pela mesma instituição (1988) e graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1982). É também professor adjunto da Faculdade de Engenharia da UERJ e ex-reitor da instituição (2004 a 2007). Presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 2006 e 2007. É professor associado da Escola de Guerra Naval/Marinha do Brasil e membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602