Inscrições abertas para seleção do I Ciclo de Estudos Avançados em Teoria Social

Estão abertas até 26 de março as inscrições para o I Ciclo de Estudos Avançados em Teoria Social, voltado para a formação teórica em Ciências Sociais. O curso tem início em maio de 2015 e segue até novembro de 2016.  Os encontros serão mensais e ocorrerão na última quinta-feira de cada mês, no Departamento de Ciências Sociais (Av. da Universidade, 2995), das 18h às 21h.

A realização é do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Programa de Educação Tutorial (PET) das Ciências Sociais e do Laboratório de Estudos da Violência (LEV). De acordo com o Prof. Leonardo Sá, responsável pelo curso de formação, o recorte temático do primeiro ciclo incide sobre as questões da dominação social, das relações de poder, dos conflitos sociais e das práticas de resistência na modernidade.

As discussões terão como base a teria social, mas buscarão fazer conexões com a teoria política e a análise cultural. Os principais autores cujas obras serão debatidas são: Karl Marx, Friedrich Nietzsche, George Simmel, Max Weber, Sigmund Freud, Pierre Bourdieu, Anthony Giddens, Hannah Arendt e Michel Foucault.

INSCRIÇÕES – Os interessados devem enviar e-mail para o Prof. Leonardo Sá (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), declarando interesse em participar do processo seletivo, que ocorrerá dia 26 de março, na sala 2 do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, no Departamento de Ciências Sociais, às 18h. Há 10 vagas disponíveis.

O Ciclo é aberto, preferencialmente, a estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas de conhecimento da UFC e também para estudantes matriculados em outras universidades públicas. Para participantes da sociedade em geral, o Ciclo oferecerá vagas como ação de extensão, se houver tal demanda.

Fonte: Prof. Leonardo Sá, do Departamento de Ciências Sociais – fone: 85 3366 7415 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.