32ª edição dos Encontros Literários Moreira Campos começa quarta-feira (18)

Imagem: Moreira Campos é considerado um dos maiores contistas do País (Foto: Divulgação)Os Encontros Literários Moreira Campos, que neste ano realiza sua 32ª edição, está com inscrições abertas na secretaria do Departamento de Literatura da UFC (térreo do Bloco Azul, área 1 do Centro de Humanidades, Benfica), em horário comercial. A inscrição é gratuita, respeitado o limite de 80 vagas. As conferências ocorrerão no Auditório José Albano.

Foi definida como linha condutora das atividades dos Encontros no primeiro semestre a relação entre Literatura e outras artes e áreas do conhecimento. A ideia é trazer dois convidados que discutam a articulação entre Literatura e outra arte, ou apresentando a perspectiva de cada um dos polos.

O cronograma de debates ficou assim estabelecido: no dia 18 de março – Literatura e História, com as professoras Irenísia Torres de Oliveira, do Departamento de Literatura, e Adelaide Gonçalves, do Departamento de História, da UFC; dia 1º de abril – Literatura e Psicanálise, com o Prof. Claudicélio Rodrigues da Silva, do Departamento de Literatura, e um convidado.

No dia 15 de abril o Prof. Josenir Alcântara de Oliveira, do Departamento de Letras Estrangeiras, falará sobre Literatura e Filologia, e dia 6 de maio o Prof. Marcelo Peloggio, do Departamento de Letras, abordará o tema Literatura e Filosofia, cada qual com um convidado. Literatura e Jornalismo será apresentado, no dia 20 de maio, pelo Prof. José Carlos Siqueira, do Departamento de Letras, e a convidada será a jornalista Regina Ribeiro, do jornal "O Povo".

O debate sobre Literatura e Estudos Culturais terá como protagonistas a Profª Sueli Saraiva, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e o Prof. Eduardo Luz, do Departamento de Letras da UFC, no dia 3 de junho. O último debate do semestre, dia 17 de junho, terá como tema Literatura e Artes Plásticas, com o Prof. José Leite Jr. e um convidado.

Os participantes inscritos neste ciclo de debates, com 75% de presença nas atividades, receberão um certificado de Curso de Extensão de 21 horas. A comissão organizadora dos Encontros é formada pelos professores José Carlos Siqueira (coordenador), Maria Neuma Barreto Cavalcante, do Acervo do Escritor Cearense, José Leite de Oliveira Jr., Claudicélio Rodrigues, Geraldo Augusto Fernandes e Stélio Torquato Lima.

Fonte: Prof. José Leite Jr., coordenador dos Encontros Literários Moreira Campos – fone: 85 3366 7617