Curso de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria Médica recebe inscrições

Com apoio do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), vinculado à Faculdade de Medicina da UFC, será realizado, de maio a outubro deste ano, o Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Preceptoria, realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

Ministrado como curso de extensão, será gratuito e dará direito a certificado, com carga total de 180 horas, sendo 60 horas em atividades presenciais (dois momentos presenciais de imersão durante três dias) e 120 horas em atividades de ensino a distância. No intervalo dos encontros presenciais será necessário o investimento contínuo de carga horária diária no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

São ofertadas 30 vagas. Destas, cinco serão reservadas a profissionais de saúde e/ou docentes que exercem a preceptoria, indicados pelo Centro de Referência da UFC, que sedia o curso. Outras 10 vagas serão indicadas pela Diretoria de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da Universidade. As demais serão de livre concorrência. Podem se inscrever para o processo seletivo profissionais de saúde e/ou docentes que exercem a preceptoria em programas de Residência Médica e/ou graduação em Medicina.

Todos os candidatos, inclusive aqueles indicados pelo Centro de Referência da UFC, deverão efetivar  sua inscrição exclusivamente via Internet até o dia 10 de abril, por meio do preenchimento da ficha de inscrição on-line.

Os critérios de seleção e o cronograma dos encontros e aulas a distância podem ser acessados no edital. Além disso, os candidatos devem acessar o termo de compromisso e o modelo de declaração institucional, necessários para a inscrição.

A INICIATIVA – A ideia é implantar um programa de desenvolvimento da prática da preceptoria na Residência Médica, pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina. O objetivo principal, dessa forma, é promover o desenvolvimento da Educação Médica.

Serão oferecidas vagas para cursos em 12 centros de referência e seis centros colaboradores do Projeto Preceptoria da ABEM. Entre os centros de referência, estão as instituições que tenham formado a 1ª turma do curso em 2012, dando continuidade às ações locais de formação de preceptores. As universidades federais do Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Roraima, além da UFC, fazem parte do grupo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Nuteds/UFC – fone: 85 3366 8055