Educação para a vida: Maria Gressy Soares de Farias

Imagem: Maria Gressy Soares de Farias, Cirurgiã-Dentista (Foto: Arquivo Pessoal)A cirurgiã-dentista, orientadora e coordenadora do Projeto Rondon na UFC, Maria Gressy, trabalha na UFC há 32 anos e levanta a bandeira da extensão universitária. Ingressou na Universidade em 1983, como agente administrativo, sendo promovida a dentista em 1991, através de concurso interno.

Para a mulher de 50 anos, o contato com os alunos e a possibilidade de dar um retorno positivo para a sociedade são os principais motivos para continuar realizando seu trabalho. O compromisso de humanizar e de contribuir para o crescimento da sociedade alimenta o sonho de Gressy de levar cada vez mais alunos para os programas de extensão da Universidade. “Não podemos fornecer aos alunos apenas o conhecimento acadêmico por meio de disciplinas que se esgotam entre os muros da academia. Afinal, nós aprendemos não apenas para nos tornarmos tecnocratas, mas para encontrarmos e realizarmos nosso propósito de vida”, conta.

Um dos momentos mais marcantes durante sua atuação universitária foi quando, após uma aula de campo, seus alunos se sensibilizaram com as condições de trabalho de uma catadora de lixo e produziram um vídeo educativo e conscientizador sobre coleta seletiva.“São várias histórias como essa que nos enriquecem como seres humanos, e que engradecem tanto alunos como professores”, afirma.