Exposição interativa celebra 50 anos de história do Teatro Universitário

Imagem: Prof. Ricardo Guilherme fala durante lançamento da exposição (Foto: Ribamar Neto)Os 50 anos do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da UFC, foram comemorados nesta quinta (25) e sexta-feira (26) através da exposição Nós e TU: 50 anos do Teatro Universitário.

Diversas fotografias de encenações, atrizes, atores, cartazes de peças compuseram os 20 painéis da exposição no Teatro Universitário, além de três projeções com fotos que retratam as cinco décadas de atividades. A proposta do Memorial da UFC, organizador da exposição, foi interagir com os visitantes e fazer com que eles experimentassem a emoção de descobrir os vestígios do passado. Para isso, as imagens ficaram expostas sem legendas e foram ordenadas e numeradas para que o público tentasse reconhecer as pessoas nas fotos e colocassem no papel os nomes e as lembranças da época.

O Prof. Héctor Briones, diretor do Teatro Universitário, abriu a solenidade, na última quinta-feira (25), falando sobre a honra de participar daquele momento e mencionou o trabalho em conjunto para realização da exposição, que ficou aberta ao público até as 16h desta sexta-feira (26). No entanto, como as imagens são do acervo do próprio Teatro, elas ainda ficarão disponíveis para pesquisadores e estudantes que procurarem o Teatro Universitário.

Confira outras imagens da abertura da exposição no Flickr da UFC

Na ocasião, o ator, diretor e professor do Curso de Teatro da UFC Ricardo Guilherme, em discurso, destacou que as atividades teatrais da Universidade começaram antes mesmo da sua própria instalação, pois em 1949 já existia um grupo na Faculdade de Direito precursor do Modernismo no teatro cearense. Lembrou também que o prédio do Teatro Universitário resultou de uma reforma no antigo Teatro Santa Maria, que funcionava no local desde 1930.

Imagem: Prof. Hector Briones (diretor do Teatro Universitário) fala para a plateia ao lado do Prof. Elvis Matos (Secult-Arte) durante lançamento (Foto: Ribamar Neto)Ricardo Guilherme ressaltou a vitalidade do equipamento, que continua embasando núcleos de trabalhos artísticos e a formação dos estudantes da licenciatura em Teatro, instalada a partir de 2010 no Instituto de Cultura e Arte (ICA). "Hoje, no Teatro Universitário, nós vivemos uma nova história [...]. Nele, nós não somos apenas personagens e atores, não apenas tomamos as palavras e emprestamos a elas as nossas bocas. Nesse espaço, nós não apenas representamos a história, no TU nós somos a própria história", orgulha-se o ator ao lembrar os nomes que fizeram parte da trajetória do Teatro.

O Prof. Elvis Matos, diretor da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte); Marcela Teixeira, coordenadora do Memorial; e Rafael Vieira, historiador do Memorial, também participaram da solenidade de abertura.

HISTÓRIA – O Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno foi inaugurado pelo fundador da UFC, Reitor Antonio Martins Filho, em junho de 1965, por iniciativa do teatrólogo B. de Paiva. O projeto arquitetônico é de Neudson Braga e Liberal de Castro. Até 2009 abrigou o Curso de Arte Dramática (CAD), fundado em 1960. Nessa década, era conhecido como Teatro de Bolso e teve como peça de estreia O demônio familiar, de José de Alencar.

Fonte: Memorial da UFC – fone: 85 3366 7414