Na posse dos coordenadores acadêmicos, Reitor fala sobre os desafios da graduação

Imagem: Novos Coordenadores Acadêmicos da UFC durante cerimônia de posseAdmitindo que os coordenadores de Programas Acadêmicos têm grandes desafios a enfrentar e esperando que atuem fortemente para que "continuemos juntos a crescer e nos firmemos cada vez mais como uma grande Universidade no cenário nacional", o Reitor Henry de Holanda Campos saudou os empossados nas funções, na solenidade realizada na tarde de terça-feira (3), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará.

O Reitor afirmou que a Universidade deve ter um "olhar especial" para a graduação no sentido de "preparar seus alunos para o mundo do trabalho, para o exercício da profissão que abraçaram".

Veja mais fotos da cerimônia de posse no perfil da UFC no Flickr.

A Profª Simone de Sá Borges, coordenadora geral de Programas Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação, lembrou ter feito parte do grupo pioneiro de coordenadores que atuou de 2009 a 2011 - momento em que houve dificuldades, no âmbito das coordenações de cursos de graduação - "para compreender a amplitude do papel a ser desempenhado pelos coordenadores de Programas Acadêmicos", por acharem que haveria "sobreposição ou divisão de funções, quando na verdade seria uma soma, um elo entre a Pró-Reitoria de Graduação com as unidades acadêmicas".

Citando a adesão da UFC ao programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), em 2008, como marco de um "grande processo de transformação", o Prof. Cláudio Marques, Pró-Reitor de Graduação, destacou a busca pela expansão do ensino de graduação e os meios criados para sua viabilização.

Destacou as mudanças na estrutura organizacional que permitiram a criação de vários programas como a Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), de Monitoria de Projetos de Graduação, o PET UFC, dentre outros.

Enfatizou o Pró-Reitor que, apesar dos avanços, "precisamos continuar o processo de reorganização do ensino de graduação, buscando a melhoria da qualidade do ensino por meio de projetos que incentivem a utilização de novas tecnologias de ensino, a reformulação curricular de nossos cursos, a melhoria da gestão acadêmica e o acolhimento e acompanhamento de nossos calouros".

CONHECIMENTO – Ao saudar os componentes da mesa que presidia o ato de posse, o Prof. Henry Campos fez questão de enfatizar o fato de o Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor, ter sido o responsável por instituir a figura do Coordenador Acadêmico no âmbito da UFC.

Admitiu que, embora desde a gestão do Reitor Ícaro de Sousa Moreira a graduação tenha recebido maior atenção, há ainda muito o que ser feito, como "envolver o aluno da construção ativa do conhecimento, atacar com firmeza a questão da evasão estudantil, reavaliar o processo avaliativo", exemplificou. Espero que vocês sejam os agentes dessa mudança, acrescentou.

OS EMPOSSADOS – A chefe do Cerimonial da UFC, Cláudia Albuquerque, leu a Portaria de Designação e chamou os nomeados, para receber o documento das mãos do Reitor. São os seguintes os novos Coordenadores Acadêmicos:
Profª Ana Karina Bezerra Pinheiro (Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem)
Prof. Bruno Vieira Bertoncini (Centro de Tecnologia)
Profª Daniela Duarte Dumaresq (Instituto de Cultura e Arte)
Profª Danyelle Nilin Gonçalves (Centro de Humanidades)
Prof. Francisco das Chagas Medeiros (Faculdade de Medicina)
Prof. João Guilherme Nogueira Matias (Campus da UFC em Sobral)
Prof. José Arimatea Barros Bezerra (Faculdade de Educação)
Profª Lidriana de Sousa Pinheiro (Instituto de Ciências do Mar – Labomar)
Prof. Lívio Antônio Melo Freire (Campus da UFC em Crateús)
Profª Regina Célia Monteiro de Paula (Centro de Ciências)
Prof. Regnoberto Marques de Melo Júnior (Faculdade de Direito)