Procurar no portal

Grupo de pesquisa realiza seminário sobre comunicação de qualidade para crianças e jovens

Banner com a logomarca do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia da UFCComo crianças e adolescentes têm usado a Internet? O que têm ganhado e a quais riscos estão expostos pelo uso da rede? Como a publicidade tem se dirigido a esse público em tempos de convergência midiática? Essas e outras questões têm sido investigadas pelo Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM) da UFC, e serão debatidas no seminário que comemora os 10 anos de seu funcionamento.

O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Auditório Rachel de Queiroz, na área II do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2762, Benfica). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Seminário.

PROGRAMAÇÃO – Ao todo, 27 pesquisadores participarão do evento como conferencistas ou expositores. Entre as vozes do debate está Cristina Ponte, professora da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Ela é coordenadora do núcleo português do projeto EU Kids Online, uma rede que congrega pesquisadores de 33 países, inclusive do Brasil, para analisar anualmente oportunidades, riscos e aspectos de segurança decorrentes do uso da internet por crianças e adolescentes.

No seminário, Cristina Ponte apresentará o panorama europeu, em especial o português, que tem servido de contraponto para o estudo comparado desenvolvido pelo GRIM nos últimos dois anos. Os resultados preliminares do projeto TIC Kids Online Brasil Portugal serão discutidos no primeiro dia do evento.

Dados importantes para a discussão serão apresentados, em conferência, por Maria Eugênia Sozio, analista de informações do Centro Regional de Estudos sobre o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. Ela coordena a produção de estatísticas e indicadores do estudo anual TIC Kids Online Brasil, que gera informação sobre os usos que crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, fazem da Internet.

No segundo dia, a discussão sobre publicidade infantil sob a ótica dos direitos da criança e do adolescente contará com a interlocução de Pedro Hartung, do Instituto Alana. Haverá ainda debate sobre o consumo midiático de jovens e intervenções audiovisuais com juventudes, considerando experiências e dados oriundos de outros projetos de pesquisa conduzidos pelo GRIM.

Atividades culturais encerrarão os dois dias de seminário. Na quarta-feira, às 18h, integrantes do projeto Serviluz das Artes farão performance audiovisual a partir da experiência desenvolvida no bairro Serviluz. Na quinta-feira, às 18h, haverá apresentação do Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA), com direção do professor Gerardo Viana Júnior. A lista completa de especialistas convidados e a programação do seminário estão disponíveis no site do Grupo.

HISTÓRICO GRIM – A coordenadora e fundadora do GRIM, Profª Inês Vitorino, explica que o grupo foi criado com o propósito de aprofundar referenciais teórico-metodológicos e desenvolver pesquisas que permitam compreender os processos comunicativos contemporâneos com o foco na infância e juventude.

Em 10 anos de funcionamento, o grupo contabiliza sete projetos de pesquisa já realizados ou em curso e parcerias relevantes que estão representadas na programação do evento. A sigla GRIM é uma homenagem aos irmãos Grimm, pois, assim como eles, os pesquisadores integrantes acreditam no potencial imaginativo de crianças e jovens, na importância das mídias e na responsabilidade social inerente a essa relação.

Fonte: Profª Andrea Pinheiro, integrante do GRIM – fone: 85 99982 2669

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300