Engenheiro emérito da NASA palestra no CT sobre expedições científicas

Imagem: Michel Comberiate projetou sistemas de controle e comunicação para veículos espaciais da NASA (Foto: Peter Rejcek/USAP)O engenheiro emérito da Agência Espacial Norte-americana (Nasa) Michael Comberiate ministrará palestra, na próxima terça-feira (17), sobre as aventuras que vivenciou em expedições científicas. O evento ocorre às 16h, no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). O engenheiro vem a convite do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará.

Na palestra, aberta ao público, serão exibidos os robôs que o pesquisador ajudou a desenvolver para expedições no Alaska, na Antártica e em outros lugares remotos do planeta. Após o evento, as máquinas permanecerão no laboratório do Grupo de Pesquisa em Automação e Robótica (GPAR), do Departamento de Engenharia Elétrica.

Durante a visita de Comberiate, a equipe de estudantes e pesquisadores do laboratório recebe treinamento do engenheiro para conhecer os sistemas de controle dos robôs e, durante os próximos anos, estudarão como aperfeiçoar os sistemas do veículo autônomo.

O Prof. Fabrício Gonzalez Nogueira, do Departamento de Engenharia Elétrica, destaca que a cooperação internacional entre o GPAR/UFC e engenheiro Michael Comberiate surgiu a partir do estágio de três alunos do Curso de Engenharia Elétrica na Capitol Technology University, nos EUA, através do programa Ciência sem Fronteiras. "Os alunos da UFC Ana Rebouças, Nadson de Sousa e Thiago Lima tiveram a oportunidade de realizar estudos e desenvolvimento de sistemas para um robô da Nasa, chamado Nanook. Com os excelentes resultados obtidos no estágio, Michael Comberiate teve interesse em continuar os trabalhos no Brasil", explica o professor.

SOBRE O PALESTRANTE – Engenheiro emérito da Nasa, Michael Comberiate tem 44 anos de carreira como supervisor de sistemas no centro de pesquisas espaciais Goddard Space Flight Center. Projetar sistemas de controle e comunicação para veículos espaciais da Nasa foi a missão que desempenhou durante sua carreira como cientista, sendo pioneiro em métodos de comunicação por satélite entre os polos Norte e Sul.

Com o programa You Be the Scientist, promoveu cursos entre estudantes universitários e equipes da Nasa para orientá-los sobre a carreira espacial. Em abril de 2003, Michael levou professores e estudantes universitários para o Polo Norte, onde recolheram dados científicos relativos ao afinamento da camada de gelo. O projeto ajudou a coletar dados de satélite para estimar o volume de gelo do mar abaixo da linha de água e monitorar os efeitos do aquecimento global. Também criou o projeto que inseriu mais de 500 estudantes em equipes de robótica da Nasa, desenvolvendo habilidades para a pesquisa.

Fonte: Prof. Fabrício Gonzalez Nogueira, do Departamento de Engenharia Elétrica UFC – fone: 85 3366 9581 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.