Procurar no portal

Teleconferência comemora os 10 anos de Justiça Restaurativa no Brasil

Imagem: Capa do livro "Trocando as lentes – um novo foco sobre o crime e a justiça" Em comemoração dos 10 anos de Justiça Restaurativa no Brasil, o Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça (Nudi-Jus) da Faculdade de Direito da UFC realizará, na sexta-feira (20), às 8h30min, no anfiteatro da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n), a teleconferência "A paz pede palavra", com o Prof. Howard Zehr, referência internacional em Justiça Restaurativa. A apresentação será seguida de debate.

A conferência será retransmitida em salas de audiência de todo o País. A participação é gratuita, no entanto, os participantes que desejarem podem doar livros de literatura infantojuvenil, que serão destinados aos jovens dos centros socioeducativos de Fortaleza. As inscrições deverão ser realizadas de forma presencial, no dia e horário do evento. Ao final da conferência, haverá sorteio de brindes relacionados ao tema.

Justiça Restaurativa é um modelo não punitivo que tem como objetivo principal a reparação dos danos, resultantes do delito, causados às partes envolvidas – vítima, ofensor e comunidade – e, quando possível, a reconstrução das relações rompidas. Apresenta-se como uma alternativa ao modelo punitivo, tendo em vista mudanças mais profundas e concretas.

Para um melhor aproveitamento, a organização sugere a leitura do 10° capítulo de Trocando as lentes – um novo foco sobre o crime e a justiça, livro de autoria de Howard Zehr que aborda as deficiências do sistema carcerário e exibe outros modelos de justiça presentes na tradição ocidental, na intenção de mostrar alternativas e caminhos a serem explorados.

Fonte: Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300