Procurar no portal

UFC realiza pesquisa para aplicação de cinzas de usinas termelétricas a carvão

Imagem: Estudos da UFC analisarão a aplicação industrial das cinzas da Termelétrica Pecém 2 (Foto: Divulgação)A UFC iniciou estudos que analisarão a aplicação industrial das cinzas provenientes da queima de carvão mineral produzidas por usinas termelétricas. As pesquisas, orçadas em R$ 2,5 milhões, estão sendo realizadas por meio de convênio assinado com a empresa Eneva, através das termelétricas Pecém II, no Ceará, e Itaqui, no Maranhão, em conjunto com a Energia Pecém, também no Ceará.

Os estudos, direcionados às citadas usinas, estão sob a responsabilidade do Prof. Jorge Barbosa Soares, coordenador do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos da UFC. O prazo do projeto é de dois anos, mas, de acordo com ele, a expectativa é de que em seis meses se obtenham os primeiros resultados.

Os estudos avaliarão a possibilidade de utilizar as cinzas na construção civil, em estradas de rodagem, pavimentação e subcamadas, além de aplicações geotécnicas e ambientais. Segundo Soares, o material será retirado de um dos depósitos das usinas e passará por testes de caracterização física e mecânica para análise de elementos como pressão e absorção de água.

"Estudos preliminares já foram realizados em laboratório, mas novas avaliações serão feitas para que se possa analisar melhor as condições das cinzas, que não têm uma característica homogênea. O trabalho envolverá testes convencionais como o Índice de Suporte Califórnia (ISC) e também ensaios mais avançados como o de módulo de resiliência, que permitirão obter informações sobre a rigidez do solo", explica Jorge Soares.

Além da aplicação nas subcamadas dos pavimentos, as cinzas também poderão ser adicionadas na composição do asfalto. Após a realização das pesquisas em laboratório, os resíduos provenientes da queima do carvão mineral passarão por um período de avaliação em testes de campo com a pavimentação de algumas vias internas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará.

CINZAS – Atualmente, as cinzas provenientes das usinas Pecém II e Energia Pecém são direcionadas ao Cimento Apodi, que as utiliza como matéria-prima para a fabricação de cimento. Mensalmente, a cimenteira cearense adquire cerca de 550 toneladas do subproduto, o que contribui para a redução da estocagem do resíduo.

As cinzas do carvão mineral também representam uma fonte alternativa para outros segmentos. O resíduo pode ser utilizado em diversos segmentos da construção, como aterros estruturais, blocos de cinza e cal, cerâmicas, materiais para impermeabilização de bacias de contenção, remediação de solos, entre outras aplicações.

USINAS – A Energia Pecém, empresa do Grupo EDP, é responsável pela operação da usina termelétrica Porto do Pecém Geração de Energia S/A, situada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante (CE). O empreendimento tem capacidade total de 720 MW. As termelétricas da Eneva são a Pecém II, com capacidade de 365 MW, e Itaqui, com potência de 360 MW.

Fontes: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332; Assessoria de Imprensa da Eneva – fones: 21 99292 5690 e 11 5053 5110

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300