I Encontro de Tecnodocência apresentará trabalhos por webconferência durante EU 2015

No dia 26 de novembro, todos os alunos da UFC e sociedade em geral podem participar dos Encontros Universitários (EU) 2015, independentemente da distância física e disponibilidade de tempo, uma vez que o evento será transmitido via webconferência. A participação on-line é exclusiva à apresentação dos trabalhos do Encontro de Tecnodocência, que será realizado na manhã da quinta-feira (26), das 8h às 12h.

Para assistir à webconferência, os usuários devem acessar o link da transmissão. Todos os participantes inscritos receberão o acesso por e-mail. Algumas apresentações acontecem ao vivo, outras em formato de vídeo, como prevê o edital. Todos os participantes e ouvintes poderão interagir, enviando perguntas em tempo real. A webconferência ocorrerá na sala 103 do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

O Encontro de Tecnodocência também disponibilizará espaços convencionais de banner durante os dias de evento. Alguns expositores do dia 26 apresentarão o trabalho duas vezes, sendo uma nos locais de banner, normalmente, e outra na sala 103, por meio da webconferência.

Quem apresentar o trabalho por meio de vídeo poderá participar do chat durante a webconferência. Caso a banca tenha dúvidas, os autores e coautores poderão responder em tempo real. O autor do trabalho não precisa estar presente, podendo ter acesso remoto à webconferência.

DECLARAÇÃO – Aqueles que participarem como ouvintes nessa modalidade podem solicitar declaração de participação, que pode ser utilizada para contabilizar horas em atividades extracurriculares. Durante o chat da webconferência, o aluno que necessita de declaração precisa indicar à coordenação postando no espaço “comentário" a palavra “DECLARAÇÃO” (em maiúsculo), seguida das informações pessoais, exemplo: DECLARAÇÃO: NOME COMPLETO + e-mail (para envio da declaração).

Seguindo esse exemplo, as demais participações devem especificar, em maiúsculo, a proposta da interação, visando, desta forma, a uma melhor triagem das intervenções. Por exemplo:

PERGUNTA: e fazer a pergunta em seguida;
COMENTÁRIO: e fazer um comentário, uma observação, um chamamento etc.

Veja programação I Encontro de Tecnodocência.

SOBRE O EVENTO – Os Encontros Universitários 2015 da UFC ocorrem de 25 a 27 de novembro, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Neste ano, o evento conta com a primeira edição do Encontro de Tecnodocência voltado para a aplicação e a integração das tecnologias digitais na docência.

O I Encontro de Tecnodocência também é um momento que proporciona a conexão da comunidade acadêmica do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFC), que são os cursos de graduação a distância, com a unidade presencial da UFC, possibilitando a troca de experiências entre estudantes, professores, tutores presenciais e a distância, coordenadores de curso, de tutoria e de disciplina e a sociedade de modo geral.

Fonte: Profª Luciana de Lima, do Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9029 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.