Professores da UFC lançam livro sobre processamento de sinais e imagens

Imagem: Capa do livro "Signals and images: advances and results in speech estimation, compression, recognition, filtering, and processing"Com o objetivo de situar as pesquisas mais recentes em teoria e métodos de processamento de sinais, foi lançado o livro Signals and images: advances and results in speech estimation, compression, recognition, filtering, and processing (Sinais e imagens: avanços e resultados em discurso, avaliação, compressão, reconhecimento, filtragem e processamento, em tradução livre; da editora CRC Press), com participação dos professores da UFC André Lima Ferrer de Almeida, João César Moura Mota, Rui Facundo Vigelis e Charles Casimiro Cavalcante (organizador da obra).

O livro, que apresenta ainda um extenso panorama da forma como a teoria de processamento de sinais é aplicada em tecnologias atuais e emergentes – dentre as quais podem ser citadas a compressão de vídeo, imagens hiperespectrais, biometria, processamento sísmico, sistemas PLC, televisão 3D e etc. –, é organizado também por Rosângela Fernandes Coelho (IME), Vítor Heloiz Nascimento (USP), Ricardo Lopes de Queiroz (UnB) e João Marcos Travassos Romano (Unicamp).

Segundo o Prof. Marek Trawicki, da Marquette University (Estados Unidos), que resenhou a publicação, Signals and images "provê um verdadeiro guia para a capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação, engenheiros e pesquisadores, visando compreender e desenvolver uma nova geração de soluções em tecnologias de processamento de sinais".

Na mesma linha, o Prof. Jerónimo Arenas-García, da Universidade Carlos III de Madrid (Espanha), afirmou que o livro "cobre alguns dos mais significantes avanços recentes em processamento de sinais, incluindo métodos e aplicações". O livro está disponível em sites de livrarias na Internet.

Fonte: Prof. Charles Casimiro Cavalcante, do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9470, ramal 1002