Encontros Universitários se encerram nesta sexta-feira (27), no Campus do Pici

Imagem: Vice-Reitor Custódio Almeida discursando em palco durante abertura dos Encontros UniversitáriosForam instalados, no início da tarde da última quarta-feira (25), no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, os Encontros Universitários 2015 da Universidade Federal do Ceará. O evento, que se estende até esta sexta-feira (27), é considerado o maior de divulgação científica e cultural do Estado, e este ano conta com 4.060 trabalhos inscritos, em 13 áreas de estudos.

Seu objetivo é difundir as atividades de ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura, bem como experiências desenvolvidas por estudantes que atuam como bolsistas ou não em programas e projetos cadastrados na UFC.

Apresentação de números de dança do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) antecedeu as falas do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manuel Andrade Furtado Neto, e do Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida. Andrade agradeceu aos que se envolveram com a realização do evento, que nesta edição está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis: "Pontificou como coordenadora dos trabalhos a Profª Elidihara Trigueiro Guimarães com sua equipe", ressaltou o Pró-Reitor.

Grupo de balé se apresentando no palco durante abertura dos Encontros UniversitáriosAndrade estendeu os agradecimentos à Pró-Reitoria de Administração (à Pró-Reitora Denise Correa e à Diretora do Departamento de Administração, Adênia Augusto Guimarães). Por fim, citou nominalmente todos os bolsistas que trabalharam na organização dos Encontros. Relembrou sua primeira participação em Encontros Universitários, quando aluno do Curso de Engenharia de Pesca, onde apresentou   estudo sobre a vida sexual das tilápias. Anunciou que no próximo ano os trabalhos serão organizados pela Pró-Reitoria de Extensão.

Estudantes e orientadores podem conferir o local de apresentação de seus trabalhos no site dos Encontros Universitários, no menu "Trabalhos aceitos". A consulta é feita pelo CPF do aluno ou do professor orientador. Os locais onde serão realizadas cada uma das atividades do evento também podem ser consultados.

UNIVERSIDADE – "A gente se reúne para tentar ser universidade". Com essa afirmação, o Prof. Custódio Almeida instalou os Encontros, que para ele devem ser entendidos como a culminância de um trabalho e não apenas um evento em si. Disse acreditar que essa atividade traduz o espírito de universidade, que, segundo reconheceu, tem pouco estímulo para ser implementado em nossa Instituição. "Mas estamos dando um passo para essa universalidade", admitiu. Para o Prof. Custódio Almeida, a ação é uma forma de convite "para o universal", o verdadeiro sentido de universidade.

Ele anunciou, na ocasião, que a UFC entrará no Circuito das Corridas de Fortaleza, integrando-se às que já são realizadas por empresas privadas, instituições públicas e entidades beneficentes.

Veja outras fotos da abertura dos Encontros Universitários no Flickr da UFC

MÚSICA – Nas noites de quarta (25) e quinta-feira (26), os Encontros entram em clima de festa com shows musicais de oito bandas universitárias, que se apresentam no palco em frente à cantina do Centro de Convivência, dentro do II Encontro de Cultura Artística. A organização é da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC.

As apresentações terão início às 17h50min e seguem até as 22h. A festa começa, na quarta-feira, com a banda Boibendi, seguida pela Eletrofone, Intuición e Mad Minute, em uma noite que passeará pelo rock, brega, ska, funk, soul, música brasileira, eletropunk, entre outros ritmos. Já na quinta-feira será a vez da Forria iniciar o show com sua batida regional afrorrock. Na sequência, tem o rock da banda Inverbis e, para terminar, Animadores Noir.

Leia mais:
Funcionamento do RU durante os Encontros Universitários em Fortaleza e Quixadá
Testagem rápida de HIV e sífilis será realizada no Campus do Pici durante Encontros Universitários
I Encontro de Tecnodocência apresentará trabalhos por webconferência durante EU 2015
Mais de 4 mil trabalhos nos Encontros Universitários, a partir desta quarta-feira (25)

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332