Firmado convênio com Secretaria da Justiça para ações no sistema penal

Foto de grade de presídio (Foto: Agência Brasil) A Universidade Federal do Ceará firmou, na tarde de quarta-feira (25), termo de cooperação com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). O objetivo do convênio é fomentar projetos e programas de cooperação acadêmica com ações voltadas para a formação de pessoas e incentivo a estudos avançados no âmbito do sistema penal.

O termo foi criado com interveniência do Observatório de Políticas Públicas da UFC e da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR), do Governo do Estado. Com o convênio, poderão ser realizados intercâmbio técnico, científico, pedagógico e cultural, com atividades de ensino, pesquisa, extensão, planejamento, execução e desenvolvimento de ações direcionadas ao sistema penitenciário cearense.

"Temos no campo de atuação da Secretaria da Justiça um amplo espaço para pesquisa e extensão. O convênio é uma forma de criar um trânsito aberto entre a Universidade e o sistema prisional e as políticas destinadas à área de Justiça no Ceará", destaca o Vice-Reitor no exercício da Reitoria da UFC, Prof. Custódio Almeida.

Além de fomentar a qualificação de pessoas que trabalham direta ou indiretamente nos estabelecimentos penais, o convênio também permitirá ações voltadas para a população carcerária. Durante a assinatura do termo, o Prof. Custódio Almeida autorizou o deslocamento dos equipamentos móveis de atendimento odontológico, que fazem parte do Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia, para as penitenciárias cearenses. Atualmente, as unidades são levadas a escolas públicas do Ceará.

O Vice-Reitor acrescentou que uma outra oportunidade de ação é por meio do Programa Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (Crutac), o qual leva atendimento de saúde pública, principalmente na atenção primária, às zonas rurais. O programa, que tem à frente estudantes dos últimos semestres dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia, pode ser oferecido a presídios localizados em áreas rurais do Estado. 

"O convênio está abrindo as portas para a realização dessas atividades e criação de novos projetos", reforça o Prof. Custódio Almeida. Assinaram o termo, além do Vice-Reitor da UFC, o secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Hélio Leitão Neto; o coordenador do Observatório de Políticas Públicas da UFC, Prof. Fernando Pires; e o representante da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR), Antônio Rodrigues de Sousa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC –  fones: 85 3366 7331 e 3366 7332