Campus de Quixadá realiza seminário com empresas de tecnologia da informação

Imagem: Professores, alunos e técnicos do Campus de Quixadá se reuniam com empresas de TIC (Foto: Divulgação)O Campus da UFC em Quixadá promoveu, na última quarta-feira (25), o II Seminário de Oportunidades em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com o objetivo de aproximar a Universidade do meio empresarial.

Pela manhã, as empresas convidadas foram recebidas pelo diretor do Campus, Prof. Davi Romero, que fez breve apresentação sobre a unidade acadêmica. Em seguida, se apresentaram grupos de pesquisa sediados no Campus, que puderam demonstrar o que vem sendo desenvolvido academicamente em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de abordar as possibilidades promovidas por linhas de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Entre os grupos de pesquisas estão Sistemas embarcados, Telecomunicações e monitoramento aéreo, Computação em nuvem, Internet das coisas, Sistemas multiagentes, Big data, Processo de certificação de software e qualidade, Interação Humano-Computador, Governança em TI e Otimização combinatória.

No período da tarde, houve apresentações de empresas referências nacionais e internacionais em TIC sobre seus respectivos históricos e lacunas de pesquisa e implementação, momento em que se conversou sobre a chance de identificar oportunidades de cooperação.

Fonte: Diretoria do Campus da UFC em Quixadá – fone: 88 3412 0919