Livro do cearense Ronaldo Correia de Brito será lançado no dia 7 na ADUFC-Sindicato

Ronaldo Correia de Brito (Foto: JR Duran/Divulgação)Com a presença do autor, será lançado no dia 7 de dezembro, às 19h30min, no auditório da Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346), o livro O amor das sombras, de Ronaldo Correia de Brito, em evento organizado pelo Núcleo de Integração Somaestética (NISE) da UFC, coordenado pelo Prof. Francisco Cavalcante Jr. Em O amor das sombras, o autor amplia seu universo ficcional ao entrelaçar, com originalidade e vigor, memória, realidade e sonho em 12 histórias de surpreendente coesão.

Os títulos curtos – "Noite", "Brilhar", "Força", "Atlântico" – escondem histórias que se espraiam e se transformam em outras. Ao leitor, a sucessão de relatos aos poucos forma um mundo próprio, uma maneira complexa de ver homens e mulheres assombrados por sofrimentos e perdas, acontecimentos que não conseguem controlar. Nessas horas mais críticas, eles adquirem profundidade e grandeza, surpreendem, transformam-se em literatura que pulsa, conforme a sinopse divulgada.

No primeiro conto, "Noite", duas irmãs velhas estão presas a uma casa antiga e se recordam de tragédias passadas enquanto, do lado de fora, caminhões e escavadeiras varam a noite à procura de um casal de namorados que se jogou numa represa. O autor volta aos temas explorados em seus outros livros, ao falar de traição, repressão, segredos e linhagens assombradas por uma herança de violência.

O AUTOR – Ronaldo Correia de Brito nasceu em Saboeiro (CE), em 1951. É médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi escritor residente da Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 2007. Publicou o infantojuvenil O pavão misterioso, além de peças de teatro, como Baile do Menino Deus, e o volume Crônicas para ler na escola, que reúne textos de suas colunas nas revistas Continente e Terra Magazine, do Portal Terra. É autor dos livros de contos Faca, Livro dos homens e Retratos imorais. Escreveu também os romances Galileia – vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, traduzido para o espanhol, o francês, o italiano e o hebraico – e Estive lá fora. Vive, atualmente, em Recife.

Fonte: Prof. Francisco Silva Cavalcanti Jr, coordenador do Núcleo de Integração Somaestética – fones: 85 3366 9533 e 3366 9217