Pesquisador da Faculdade de Medicina participa de trabalho publicado na revista "Nature"

Imagem: Artigo produzido pelo Prof. Reinaldo Oriá, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC, foi publicado em suplemento da revista Nature (Imagem: Reprodução da Internet)Artigo produzido pelo Prof. Reinaldo Oriá, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC, em conjunto com outros quatro pesquisadores, foi publicado em suplemento da revista Nature, uma das mais importantes do mundo, com fator de impacto 41.4, na edição de novembro.

O artigo "A global perspective on the influence of environmental exposures on the nervous system" (Uma perspectiva global da influência de exposições ambientais sobre o sistema nervoso, em tradução livre) foi publicado em parceria com os pesquisadores Desire Tshala-Katumbay (Universidade de Ciência e Saúde do Oregon – EUA e Universidade de Kinshasa – Congo), Jean-Claude Mwanza (Universidade da Carolina do Norte – EUA), Diane Rohlman (Universidade de Iowa – EUA) e Gladys Maestre (Centro Médico da Universidade de Columbia – EUA).

Esses autores têm histórico de publicação e reconhecimento internacional sobre o impacto de fatores ambientais no sistema nervoso em países em desenvolvimento, como Congo, Venezuela e Brasil.

O trabalho faz uma revisão de literatura e associa riscos neurológicos a fatores ambientais, como expansão da indústria, mudança global e endemia de doenças entéricas e desnutrição, com ênfase nos países em desenvolvimento.

O artigo chama a atenção para o fato de que, nos períodos de globalização, os riscos de doenças infecciosas e não infecciosas estão espalhados por todo o mundo, mas se tornam especialmente impactantes em países em desenvolvimento. "A importância das mudanças no meio ambiente afetando e potencializando distúrbios do sistema nervoso, ao longo da vida, sob a perspectiva da pesquisa em países em desenvolvimento, foi o que conferiu ineditismo a esse trabalho", explica o Prof. Oriá.

Um fator importante, diz o pesquisador, é estudar o exposoma, soma dos contaminantes ambientais que vão se acumulando ao longo da vida de uma pessoa, incluindo exposição a poluentes, agentes patógenos, metais pesados, que podem ter um impacto combinado, especialmente no período de desenvolvimento do sistema nervoso em populações vulneráveis.

O pesquisador destaca que, muitas vezes, essa contaminação é negligenciada pelo poder público e pela sociedade por não gerar internação hospitalar. Ele cita casos de doenças entéricas que não se apresentam como diarreia, mas que se instalam de forma crônica e acabam por afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central dos moradores de uma comunidade.

A PESQUISA – O artigo surgiu a partir de um programa internacional de financiamento de pesquisas de distúrbios mentais em países em desenvolvimento, promovido pelo National Institutes of Health (NIH), agência de financiamento de pesquisas norte-americana. Pela UFC, participaram pesquisadores como o Prof. Oriá e o Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, também da Faculdade de Medicina. Em 2014, marcando os 10 anos do programa, o NIH formou um grupo, com os cinco pesquisadores, para elaborar o trabalho, realizado ao longo de um ano.

Fonte: Prof. Reinaldo Oriá, do Departamento de Morfologia da UFC – fone: 85 3366 8239