Tvez comemora uma década de atuação na educação para o uso da mídia

Foto: alunos e professores ligados ao TVez fazem foto em comemoração aos 10 anos do programaAinda em 2005, já próximo de se formar, Márcia Ximenes, então estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, entrou no TVez, um grupo de estudo que se propunha a fazer uma análise crítica da mídia. A chegada de Márcia foi meio que por acaso, mas o grupo, que logo depois se transformou em projeto de extensão, acabou por ter importância crucial na sua vida acadêmica e profissional. Ontem, reunindo diversas histórias que foram sendo construídas ao longo de sua atuação, o TVez celebrou os seus 10 anos em evento realizado no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades.

"Já perto de me formar, eu estava estudando mídia e infância para a minha monografia. Conheci o grupo e entrei meio que por engano. Daí, continuei por um ano e meio, mesmo depois de formada. Mais até que a sala de aula, o Tvez contribuiu para as minhas escolhas acadêmicas, nas pesquisas que decidi empreender e também nas minhas escolhas profissionais, que sempre estiveram ligadas à comunicação popular", lembra Márcia, que hoje é professora universitária, ministrando disciplinas sobre comunicação comunitária.

O Programa Tvez: Educação para o Uso Crítico da Mídia já surgiu com a característica da interdisciplinaridade. O projeto de extensão integra o Lapsus (Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade) com participantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, entre outros, tendo à frente as professoras Inês Vitorino, do Curso de Jornalismo, e Luciana Lobo, do Departamento de Psicologia. Desde sua criação, o programa realiza atividades em escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana, promovendo o uso qualificado da mídia no cotidiano escolar, através de oficinas e palestras destinadas a alunos, além de formação de professores e da construção de um site no qual são compartilhadas as produções dos alunos.

Foto: Márcia Ximenes, uma das primeiras participantes do TVezDurante a cerimônia realizada na quarta-feira (2), na qual foram apresentadas as histórias e experiências vividas ao longo desses 10 anos de programa, o Vice-Reitor da UFC, Custódio Almeida, parabenizou o TVez e destacou a importância de um programa de extensão se manter ativo por tanto tempo.

Para a Profª Inês Vitorino, um dos aspectos que tem garantido a longevidade do programa é o vínculo afetivo que é construído entre as pessoas, que estruturam juntos a proposta e enfrentam juntos as dificuldades encontradas nas atividades de campo, dentro das escolas. "Outra coisa é o fato de que os participantes veem os resultados das ações realizadas, os objetivos do programa sendo alcançados", avalia Inês. A Profª Luciana Lobo destaca ainda a interdisciplinaridade do Tvez, que faz com que os participantes criem uma maior cumplicidade com pessoas de outros cursos, saindo dos "guetos" de suas próprias áreas de conhecimento.

Ao longo dos anos, o TVez, que surgiu tendo como foco a discussão crítica da TV, foi se modificando, passando a atuar com as novas realidades. Hoje, a presença dos smartphones dentro da escola – com todas as mídias que estes permitem, com a Internet – é a nova grande discussão. O projeto está relacionado com a formação para a cidadania, em como lidar com a comunicação de forma ética e responsável. A partir de agora, informam as professoras, o programa passará por uma fase de avaliação desta primeira década de atuação, com construção das metas para os próximos anos.

Fonte: TVez – Educação para o Uso Crítico da Mídia – fones: 85 3366 7722 e 3366 7723