Assinado acordo acadêmico que traz mestrado profissional do ITA para a UFC

Imagem: Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e Reitor do ITA, Prof. Fernando Toshinori Sakane (Foto: Carlos Gibaja/Governo do Estado)Em ato realizado no auditório do Palácio da Abolição, foi assinado, na tarde desta quinta-feira (3), acordo acadêmico entre Governo do Estado, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para a efetivação do Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada.

"Com um histórico de 60 anos, a UFC tem-se constituído, desde 1955, em berço acadêmico de milhares de cearenses, que hoje se distribuem por todas as áreas profissionais, todos os segmentos da administração pública e do setor privado", destacou o Reitor Henry de Holanda Campos na ocasião. E enfatizou: "não por acaso, aqui se encontra um dos mais ilustres egressos da UFC, o Governador Camilo Santana".

Assegurando estar feliz naquele momento, o Governador Camilo Santana disse que fez questão de reunir as diversas instituições para mostrar a importância do ato. O Governador  afirmou que, nos últimos anos, o Governo do Estado tem priorizado a educação, tanto assim "que temos quatro municípios incluídos entre os 10 melhores do País, no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mostra como está a educação nos estados e municípios", observou.

CEARENSES NO ITA – O Reitor do ITA, Prof. Fernando Toshinori Sakane, centrou sua fala em mostrar o percentual de cearenses aprovados na instituição nos últimos três anos. Em 2015, das 170 vagas ofertadas, 61 foram ocupadas por cearenses, o que representa 36%; em 2014, das 170 vagas, 71 foram de cearenses, o que dá índice de 42%; e em 2013, para as 120 vagas, foram 43 estudantes aprovados, o que representa 36% de cearenses.

"O cearense hoje é o japonês da década de 1960", observou o Prof. Fernando Sakane, lembrando que naquela época eram os descendentes de japoneses que ocupavam quase a totalidade das vagas. Destacou, ainda, que se podia dizer que são muitos os cearenses que concorrem, o que não é fato, porque representam apenas 10% dos inscritos.

Dizendo estar se sentindo em casa  o Prof. Sakane recordou que ao ingressar no ITA, em 1964, ainda era diretor o cearense e idealizador do Instituto, Casimiro Montenegro, e que hoje, perto de concluir seu mandato, estava assinando aquele acordo no Ceará.

QUALIFICAÇÃO – O Secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Hugo Santana de Figueiredo Junior, destacando o "dia histórico", admitiu que, com o acordo firmado, "o Ceará dá um grande passo no sentido de fomentar o desenvolvimento da educação superior e qualificação de mão de obra". O mestrado objetiva implementar polos irradiadores de ideias do campo científico, que poderão ser transformadas por empreendedores em inovações tecnológicas a serem apropriadas pelo setor produtivo e pela sociedade em geral, tornando, assim, a economia cearense mais competitiva e preparada para crescer de forma justa e sustentável.

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, também ressaltou a importância do acordo para melhor qualificar a mão de obra e atrair emprego de qualidade.

COMO SERÁ – As inscrições ao Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada serão realizadas mediante preenchimento de formulário específico até o dia 22 de janeiro. Para a realização dos exames de seleção foram disponibilizadas três datas: 13 de dezembro de 2015, 9 de janeiro de 2016 e 24 de janeiro de 2016. O local dos exames será o Centro de Tecnologia da UFC.

O Mestrado Profissional está dividido em três fases. A primeira, com oferta de disciplinas obrigatórias e optativas, será de 13 de fevereiro de 2016 a 27 de outubro de 2017. A segunda, referente ao estágio profissional em São José dos Campos (SP), acontecerá de 6 a 10 de novembro de 2017. A terceira e última, incluindo desenvolvimento, Exame de Qualificação e Defesa da Dissertação, está programada para ocorrer até 31 de janeiro de 2019.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing  Institucional – fone: 85 3366 7331