Prof. Gil de Aquino é homenageado na Reitoria

Imagem: Prof. Gil de Aquino foi homenageado na Reitoria (Foto: Ribamar Neto)O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Gil de Aquino Farias, foi homenageado nesta quinta-feira (3), no Salão Nobre da Reitoria. Vários membros da Administração Superior, além de servidores docentes e técnico-administrativos, prestigiaram o momento e dirigiram palavras de estima ao professor.

O Prof. Gil Aquino agradeceu e reafirmou seu compromisso com a UFC. "Foram oito anos no cargo de Pró-Reitor. Na área acadêmica, as coisas são dinâmicas, por isso, depois de um certo tempo, é importante haver renovação, dar espaço a novas ideias", disse ele, que passará a se dedicar a um pós-doutorado em Minneapolis, nos Estados Unidos, a partir de 2016. Ele ressaltou que, durante esse período, também buscará constituir parcerias referentes a pesquisas entre o Departamento de Física da UFC, ao qual pertence, e setores de instituições de ensino americanas.

Veja mais fotos da homenagem no Flickr da UFC

Imagem: Prof. Gil de Aquino foi homenageado na Reitoria (Foto: Ribamar Neto)O Reitor Henry de Holanda Campos agradeceu ao Prof. Gil de Aquino os serviços prestados à Universidade, especialmente o trabalho à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. "Você escreveu uma página importante na história da UFC, porque nunca nossa Pós-Graduação cresceu tanto", disse o Reitor ao se dirigir ao homenageado. Henry Campos enfatizou que a expansão dos programas de pós-graduação ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, juntamente com maior diálogo com órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Lembrando que passou a fazer parte da Administração Superior da UFC junto com o Prof. Gil Aquino, em 2007, o Vice-Reitor Custódio Almeida disse que o colega vai "deixar saudades", destacando o legado do homenageado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). "A Pós-Graduação mais que duplicou de 2007 para cá, em tamanho, qualidade e projeção", pontuou Custódio Almeida, acrescentando que os resultados do planejamento feitos nos últimos anos são visíveis. Atualmente, a Universidade oferta 111 cursos de pós-graduação, entre mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados.

Já a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, lembrou a inteligência do Prof. Gil Aquino "como ser humano e como pesquisador". O Pró-Reitor Adjunto da PRPPG, Prof. Antônio Gomes, por sua vez, frisou a contribuição do Prof. Gil no aspecto estrutural, em especial no incremento dos laboratórios de pesquisa da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331